SV: idosos com mais de 60 poderão fazer cadastro para receber doses remanescentes

Medida segue nota técnica emitida pelo Governo do Estado de São Paulo

Comentar
Compartilhar
01 MAR 2021Por Da Reportagem18h00
Cada frasco da vacina de Oxford contém dez doses e, depois de aberto, deve ser totalmente utilizado em até seis horasCada frasco da vacina de Oxford contém dez doses e, depois de aberto, deve ser totalmente utilizado em até seis horasFoto: Tânia Rego/Agência Brasil

Para evitar perda de doses em frascos abertos de vacina contra a Covid-19, a partir desta terça-feira (2), a Secretaria da Saúde (Sesau), de São Vicente, realizará, nos postos de vacinação, cadastro de idosos com mais de 60 anos para o aproveitamento de doses remanescentes.

Nesta fase da campanha, a Sesau utiliza a vacina Oxford/ Astrazeneca, que é multidoses. Cada frasco da vacina contém dez doses e, depois de aberto, deve ser totalmente utilizado em até seis horas.  

Desta forma, idosos com idades a partir de 60 anos, que queiram receber a vacina, devem procurar a enfermeira responsável pelo posto de saúde, e realizar o cadastro.

Ao final de cada expediente, quando verificadas as doses remanescentes, a enfermeira responsável pela unidade entrará em contato com o idoso interessado, para que vá ao posto receber a imunização.

A medida segue nota técnica emitida pelo Governo do Estado de São Paulo, que orienta que “ao final do expediente e considerando a necessidade de otimizar doses ainda disponíveis em frascos abertos, a fim de evitar perdas técnicas, direcionar o uso da vacina para pessoas contempladas em alguns dos grupos priorizados no Plano Nacional de Operacionalização da vacinação contra a Covid-19”.