SABESP AGOSTO MOB

São Vicente faz primeira reunião para elaboração do Plano Municipal de Mobilidade

Empresa contratada tem seis meses para finalizar o estudo

Comentar
Compartilhar
31 JUL 2020Por Da Reportagem13h00
O plano permite que o município faça planejamentos de curto, médio e longo prazosFoto: ARQUIVO/DIÁRIO DO LITORAL

A Prefeitura de São Vicente deu mais um passo no sentido de criar um Plano Municipal de Mobilidade Urbana. Nesta semana, ocorreu a primeira reunião com a empresa responsável por elaborar a estratégia, a TCUrbes, que solicitou informações para dar início aos trabalhos. A companhia tem seis meses para finalizar o estudo.

Com isso, a Administração Municipal atenderá às determinações da Lei Nº 14.000, de 19 de maio deste ano, publicada no Diário Oficial da União no dia seguinte. O documento determina que cidades com mais de 250 mil habitantes tenham seus planos elaborados e aprovados até 12 de abril de 2022. Caso a regra não seja cumprida, perde-se a possibilidade de pleitear junto ao Governo Federal recursos para mobilidade urbana.

O plano permite que o município faça planejamentos de curto, médio e longo prazos. Ele aponta orientações e também investimentos que se enquadrem à cidade, considerando, entre outras coisas, meios de transporte já existentes e infraestrutura. Com base nisso, são traçadas perspectivas para o futuro.