X

São Vicente

São Vicente faz ação para o Março Lilás, que conscientiza contra o câncer de colo de útero

Encontro contou com roda de conversa, jogo interativo e brinde para mulheres participantes

Da Reportagem

Publicado em 22/03/2024 às 21:09

Atualizado em 25/03/2024 às 12:10

Comentar:

Compartilhe:

A-

A+

Após a explicação geral, algumas mulheres que estavam na Ala de Saúde da Mulher participaram de um quiz no qual foi abordado o tema do Março Lilás / Divulgação/PMSV

Em uma ação realizada nesta quinta-feira (21), na UBS Central de São Vicente, para abordar o Março Lilás, dedicado à prevenção do câncer de colo de útero e à importância da conscientização contra o HPV.

Siga as notícias do Diário do Litoral no Google Notícias

A atividade iniciou com uma explicação sobre o câncer de colo de útero, demonstrando que a doença é a segunda maior responsável pela causa de mortes entre mulheres de 20 a 49 anos, de acordo com levantamento realizado pelo Instituto Nacional de Câncer (INCA). Foram abordados, ainda, temas como tratamento e sintomas do câncer, HPV e métodos de prevenção.
 
Após a explicação geral, algumas mulheres que estavam na Ala de Saúde da Mulher participaram de um quiz no qual foi abordado o tema do Março Lilás. As participantes tinham que responder se a afirmação era verdadeira ou falsa. No fim, todas ganharam um bombom com a frase: “Cuidar da saúde é a melhor beleza feminina”.
 
“Eventos como este são cruciais para orientar as mulheres sobre o tema que o mês de março traz. O intuito é mostrar para elas que a prevenção sempre será a melhor escolha, seja com a vacina para meninas de 9 a 14 anos contra o HPV ou exame de papanicolau para saber se não há um risco de desenvolver câncer de colo de útero”, ressaltou Michelle Santos, Secretária da Saúde .
 
A ação foi conduzida pela enfermeira Durvalina Conceição Franco, da Escola Técnica Modelo de Santos. Ela e suas alunas relataram sobre a importância da propagação de informações para as mulheres nas unidades de saúde: “A prevenção é o melhor mecanismo de combate ao HPV e ao câncer de colo de útero, não só para a mulher. Eu gosto muito de trabalhar com a prevenção. Organizamos eventos como esse uma vez por mês, sempre levando informação e tirando algumas dúvidas das mulheres”.
 
Quem acompanhou de perto foi a moradora Célia Gonzaga Ferreira, que aproveitou para apurar uma dúvida: “Ouvi dizer uma vez que se a pessoa não tem mais relação sexual, não corre risco de contrair a doença, e, na verdade, corre sim. Foi bom participar, pois consegui ter uma certeza sobre esse assunto”.
 
“O que mais gostei foi de saber que na UBS há esse acompanhamento do exame de papanicolau, não só na realização do teste, mas, também, avisando caso haja alguma alteração. O alerta feito contra o HPV é a melhor prevenção”, comentou Jennifer Reis Fagundes Da Silva.

Apoie o Diário do Litoral
A sua ajuda é fundamental para nós do Diário do Litoral. Por meio do seu apoio conseguiremos elaborar mais reportagens investigativas e produzir matérias especiais mais aprofundadas.

O jornalismo independente e investigativo é o alicerce de uma sociedade mais justa. Nós do Diário do Litoral temos esse compromisso com você, leitor, mantendo nossas notícias e plataformas acessíveis a todos de forma gratuita. Acreditamos que todo cidadão tem o direito a informações verdadeiras para se manter atualizado no mundo em que vivemos.

Para o Diário do Litoral continuar esse trabalho vital, contamos com a generosidade daqueles que têm a capacidade de contribuir. Se você puder, ajude-nos com uma doação mensal ou única, a partir de apenas R$ 5. Leva menos de um minuto para você mostrar o seu apoio.

Obrigado por fazer parte do nosso compromisso com o jornalismo verdadeiro.

VEJA TAMBÉM

ÚLTIMAS

Polícia

PM acha 7 corpos em 13 dias em buscas por soldado na Baixada Santista

Soldado Angerami desapareceu em 14 de abril; a procura continua

Mundo

Papa Francisco tem encontro com Dilma Rousseff no Vaticano

Dilma, que é atual presidenta do Novo Banco de Desenvolvimento, também conhecido como Banco do Brics, ressaltou que o papa é um homem comprometido com questões humanitárias

©2024 Diário do Litoral. Todos os Direitos Reservados.

Software

Newsletter