X

São Vicente

São Vicente entrega máscara descartável para conscientizar a população

Iniciativa da Prefeitura está voltada àqueles que ainda não aderiram ao uso da proteção facial

Da Reportagem

Publicado em 01/05/2020 às 17:28

Atualizado em 01/05/2020 às 18:02

Comentar:

Compartilhe:

A-

A+

A proposta é consolidar a mensagem de que todos usem máscara / ANTÔNIO FERREIRA/SEICOM/PMSV

Uma iniciativa adotada pela Prefeitura de São Vicente vai ajudar na conscientização sobre a importância do uso da máscara protetora como principal elemento para impedir o contágio pela Covid-19. A proposta é consolidar a mensagem de que todos usem máscara.

Para isso, a partir desta sexta-feira (1º de maio), o Município começou a entregar máscaras descartáveis. Elas não substituem as convencionais, mas serão fundamentais no processo de massificação da importância do uso da proteção facial. Ao todo, foram produzidas 100 mil peças.

Comprado com recursos próprios do Município, o material servirá para casos em que o cidadão tenha saído de casa, para comprar algum produto ou alimento neste período de isolamento social, sem a proteção, que é estabelecida como essencial por órgãos de Saúde.

O uso da máscara protetora, inclusive, passa a ser obrigatório a partir do dia 10 de maio por todos os vicentinos. Por isso, até lá, uma ampla campanha de conscientização estará nas ruas, com voluntários orientando e entregando a máscara descartável àqueles que ainda não aderiram à proteção. A ação começou nas primeiras horas da manhã do feriado do Dia do Trabalho.

As máscaras descartáveis são confeccionadas em papel cartão plastificado e indicadas para uso provisório. Ressalta-se que elas não serão usadas para fins hospitalares. Após o uso do material, a recomendação é para ele seja descartado dentro de um saco plástico bem fechado, diretamente na coleta comum (lixo de casa). Assim irá para o aterro sanitário. O mesmo, assim como qualquer outro tipo de peça utilizada para proteção neste momento, não deve ser jogado em vias públicas, pois pode ser foco da Covid-19.

Decreto – A partir do dia 10 de maio, conforme o Decreto 5232-A, publicado em 27 de abril, o uso de máscara será obrigatório por todos os munícipes. A medida soma-se a outras já adotadas para o combate à proliferação da Covid-19 (Coronavírus).

Ela deve ser adotada tanto por pessoas físicas quanto jurídicas. Para estas, inclusive, está prevista multa de R$ 3 mil em caso de descumprimento da determinação. Os valores oriundos da punição serão utilizados para aquisição de máscaras para distribuição às pessoas em situação de vulnerabilidade.

Pelo Decreto 5232-A fica obrigatório o uso de máscara facial não profissional durante o deslocamento de pessoas pelos bens públicos do Município, tais como ruas e praças, e para os clientes em estabelecimentos com funcionamento autorizado, em especial, para: uso de meios de transporte público ou privado de passageiros; desempenho de atividades laborais em ambientes compartilhados, nos setores público e privado.

A Administração Municipal intensificará as ações de fiscalização do cumprimento destas normas. Em caso de descumprimento, a Prefeitura vai aplicar as sanções e penalidades previstas.
 
Parcerias – Desde o início do isolamento social, a Prefeitura de São Vicente tem formalizado parcerias para o desenvolvimento de ações de combate à disseminação da Covid-19. Uma delas resultou, recentemente, na doação de 300 escudos faciais para os profissionais da Saúde vicentina. O material, em acetato, foi produzido pela empresa Full Display e entregue ao Rotary Clube de São Vicente, que, por sua vez, fez a doação à Prefeitura.

Outra iniciativa é a parceria do Rotary Clube de São Vicente com a Associação de Desenvolvimento Econômico e Social às Famílias (Adesaf) e o Fundo Social de Solidariedade de São Vicente (FSS-SV), para a manutenção do Projeto de Geração de Renda, com costureiras que estão confeccionando máscaras em tecido. Pelo menos 20 mil serão produzidas e, em seguida, distribuídas para a população.

Apoie o Diário do Litoral
A sua ajuda é fundamental para nós do Diário do Litoral. Por meio do seu apoio conseguiremos elaborar mais reportagens investigativas e produzir matérias especiais mais aprofundadas.

O jornalismo independente e investigativo é o alicerce de uma sociedade mais justa. Nós do Diário do Litoral temos esse compromisso com você, leitor, mantendo nossas notícias e plataformas acessíveis a todos de forma gratuita. Acreditamos que todo cidadão tem o direito a informações verdadeiras para se manter atualizado no mundo em que vivemos.

Para o Diário do Litoral continuar esse trabalho vital, contamos com a generosidade daqueles que têm a capacidade de contribuir. Se você puder, ajude-nos com uma doação mensal ou única, a partir de apenas R$ 5. Leva menos de um minuto para você mostrar o seu apoio.

Obrigado por fazer parte do nosso compromisso com o jornalismo verdadeiro.

VEJA TAMBÉM

ÚLTIMAS

Guarujá

Procurando emprego? PAT de Guarujá oferta 52 vagas nesta quinta (25)

Os pré-requisitos são imprescindíveis e os documentos indispensáveis

Santos

Casa das Culturas de Santos recebe exposição e oficina até domingo (28)

Ação começa nesta quinta-feira (25), com a exposição 'Vicente de Carvalho, Além-Mar'

©2024 Diário do Litoral. Todos os Direitos Reservados.

Software

Newsletter