As feiras fazem parte de uma estratégia municipal voltada à ampliação da cobertura vegetal / Divulgação/PMSV
Continua depois da publicidade
Cuidar do presente para transformar o futuro tem guiado as ações de São Vicente em 2025. O Município avançou significativamente na expansão das áreas verdes com as feiras de doação de mudas promovidas pela Secretaria de Meio Ambiente (Semam).
Ao longo do ano, nove edições foram realizadas em diversos bairros, resultando na entrega de mais de 400 mudas à população e estimulando o plantio responsável.
Continua depois da publicidade
As espécies distribuídas – como farinha-seca, pitanga, ipê-amarelo, sabão-de-soldado, aldrago, aroeira e coração-de-negro – foram escolhidas pela resistência ao ambiente urbano e pela capacidade de fortalecer a biodiversidade local.
As feiras fazem parte de uma estratégia municipal voltada à ampliação da cobertura vegetal, reforçando a importância das áreas verdes para a qualidade de vida.
Continua depois da publicidade
As ações também têm caráter educativo, aproximando a comunidade da pauta ambiental e chamando atenção para o papel da arborização no enfrentamento às mudanças climáticas, no conforto térmico e na promoção da biodiversidade.
Além das mudas entregues aos moradores, as equipes técnicas da Semam realizaram o plantio direto de 332 árvores em locais estratégicos.
A Avenida Eduardo Souto recebeu 56 novos exemplares de diferentes espécies, enquanto o canteiro central da Avenida Antônio Emmerich, na Vila São Jorge, foi revitalizado com 55 mudas – entre elas quaresmeira, copaíba e aroeira.
Continua depois da publicidade
A iniciativa fortalece os corredores verdes da Cidade e contribui para um cenário urbano mais sustentável, sombreado e acolhedor.