X

São Vicente

São Vicente abre cadastro para colocação de contraceptivo em adolescentes de 15 a 17 anos

Ação visa chamar a atenção desse público para evitar gravidez prematura

Da Reportagem

Publicado em 03/02/2023 às 13:01

Atualizado em 03/02/2023 às 13:01

Comentar:

Compartilhe:

A-

A+

Iniciativa será realizada até 8 de fevereiro / Divulgação

A Secretaria da Saúde de São Vicente (Sesau) abre uma exceção no protocolo que já é desenvolvido na Cidade, e passa a fornecer o implante contraceptivo subcutâneo para adolescentes de 15 a 17 anos. A ação visa chamar a atenção desse público com o intuito de evitar a gravidez prematura, já que a taxa mundial de gestação em adolescentes é estimada em 46 nascimentos para cada mil meninas de 15 a 19 anos.

Para receber o benefício, a adolescente tem que morar na Cidade, estudar em escola das redes municipal ou estadual de São Vicente, e preencher um formulário pelo link https://bit.ly/PrevencaoGravidezAdolescencia. Conforme o cadastramento, a equipe da Diretoria de Saúde da Mulher entrará em contato para agendar a data para o implante.

No dia da inserção do contraceptivo, as adolescentes participarão, também, de aula explicativa, roda de conversa e oficina sobre métodos anticoncepcionais e importância da prevenção não só da gravidez, mas também de doenças sexualmente transmissíveis. 

Vale lembrar que já existe um protocolo na Cidade que disponibiliza, por meio de mutirão, o contraceptivo para um público específico. São adolescentes que já tiveram um filho; mulheres em situação de rua; portadoras de HIV; drogaditas e profissionais do sexo. Até o momento, mais de 100 munícipes receberam o Implanon durante os mutirões realizados no Município.  

Gravidez na adolescência

Segundo o Ministério da Saúde (MS), no Brasil, um em cada sete bebês é filho de mãe adolescente. A gestação não planejada na adolescência pode resultar da falta de conhecimento da sobre a saúde da mulher, sobre as consequências na sua vida, bem como ao acesso limitado aos métodos contraceptivos eficazes. Das gestações que ocorrem na adolescência, 66% são não intencionais, o que significa que a cada 10 adolescentes que engravidam, 7 referem ter sido “sem querer”.

Implanon

O chip anticoncepcional é considerado um dos métodos mais eficazes de contracepção da atualidade. Isso porque a sua eficácia ultrapassa os 99% durante os cerca de três anos. O componente ativo, o etonogestrel, funciona de duas maneiras: impede que o óvulo seja liberado do ovário e altera o colo do útero, dificultando a entrada de espermatozóides. 

O método contraceptivo é reversível, de ação prolongada, e possui a forma de bastão com quatro centímetros de comprimento e dois milímetros de diâmetro.

VEJA TAMBÉM

ÚLTIMAS

Polícia

Ladrão em bicicleta filma roubo e ainda debocha da vítima em Santos; VEJA VÍDEO

O caso aconteceu há poucos metros do 2° Distrito Policial de Santos. "É dos 'menor'. Já era", disse o criminoso

Cotidiano

Rodovias Anchieta e Imigrantes registram 14 km de lentidão nesta manhã

Fluxo de veículos é uma das principais causas

©2024 Diário do Litoral. Todos os Direitos Reservados.

Software

Newsletter