SÃO VICENTE
Encontro foi realizado no Centro de Controle Operacional (CCO) da Cidade e contou com a prefeita em exercício, Sandra Conti
Em reunião de SV a segurança foi o principal foco / Divulgação
Continua depois da publicidade
Em razão da chegada da temporada de verão e das ocorrências policiais que São Vicente tem enfrentado, a Prefeitura se reuniu, nesta segunda-feira (14), no Centro de Controle Operacional (CCO), com representantes das autoridades policiais e do poder Legislativo.
Faça parte do grupo do Diário no WhatsApp e Telegram.
Mantenha-se bem informado.
Continua depois da publicidade
No encontro, foram discutidas novas medidas para reforçar a segurança pública no Município, com novas estratégias e, sobretudo, com mais policiais atuando nas ruas de São Vicente.
Presente de maneira remota na reunião, o prefeito Kayo Amado relembrou que no dia 31 de outubro enviou ofício ao Governo do Estado, solicitando a antecipação da 'Operação Verão'.
Continua depois da publicidade
"Há duas semanas venho pedindo reforço de policiais para São Vicente. Esses feriados geram um tumulto maior e a Baixada sofre com isso. A gente precisa de mais efetivo da Polícia Militar. O Município precisa desse apoio e estamos cobrando", reforça o prefeito.
Kayo Amado também salientou que o governador de São Paulo, Rodrigo Garcia, garantiu que o secretário Estadual de Segurança Pública, General João Camilo Pires de Campos, receberá as reivindicações da Administração Municipal.
"Têm sido realizadas periodicamente rondas pelas praias e vamos intensificar. Além disso, reiteramos a importância da antecipação da Operação Verão, para que haja um aumento no efetivo da PM", explica o secretário de Defesa e Organização Social, Silvio Damaceno.
Continua depois da publicidade
O comandante da Guarda Civil Municipal (GCM), Rubens Goes, detalhou o trabalho da Guarda nos feriados. "Promovemos operações constantes em datas como essa, visando coibir ações de delito para dar mais segurança aos moradores e turistas que frequentam nossas praias. Além disso, nossos canais de denúncia seguem disponíveis".
A Prefeitura de São Vicente está à disposição para auxiliar as autoridades policiais na apuração dos fatos ocorridos neste fim de semana, incluindo análise de imagens que, eventualmente, tenham sido captadas pelos totens de segurança.
Investimentos
Continua depois da publicidade
A área da segurança pública é compartilhada entre Governo do Estado e Município, que fornece apoio através da Guarda Civil Municipal (GCM). Assim sendo, a atual gestão tem se empenhado ao máximo para melhorar as condições de trabalho da corporação, com entregas e avanços importantes. Com isso, 2022 já é o ano de maior investimento no setor em toda a história de São Vicente.
Há dois meses foi inaugurado o primeiro Centro de Controle Operacional (CCO) da história da Cidade, equipamento que tem ajudado no atendimento de ocorrências relevantes e monitora pontos estratégicos através de 30 totens de segurança que totalizam 180 câmeras.
Recentemente, São Vicente também entregou radiocomunicadores aos profissionais dos setores de defesa e segurança, facilitando a comunicação entre os agentes. Além disso, os profissionais da GCM têm passado por capacitação para o uso institucional de arma de fogo.
Continua depois da publicidade
Na última semana, os agentes receberam novos coletes balísticos para trabalhar, algo também inédito na corporação.
Além do prefeito Kayo Amado (presente remotamente), da prefeita em exercício, Sandra Conti, do secretário Silvio Damaceno e do comandante Rubens Goes, a reunião contou com a presença do delegado da Polícia Civil, Marcos Alexandre Alfino, do deputado estadual, Caio França, além de outros representantes da Prefeitura e da Polícia Militar.