MELHORIAS

Reforma da Ponte Pênsil avança e tráfego é normalizado após conclusão de etapa

Interdição será necessária apenas no processo de substituição do piso de madeira e dos gradis metálicos; prazo para término dos serviços é para maio

DA REPORTAGEM

Publicado em 15/02/2023 às 21:39

Atualizado em 15/02/2023 às 22:12

Compartilhe:

A ponte ficou sete anos sem reforma / Nair Bueno / Diário do Litoral

O Departamento de Estrada e Rodagem (DER) concluiu mais uma etapa na reforma da Ponte Pênsil, consistindo na recuperação dos cabos de sustentação com a nova pintura de proteção anticorrosiva da estrutura. 

Com o avanço da obra, não será mais necessária a interdição do fluxo de trânsito às noites e madrugadas semanais. Os serviços agora seguem com a recuperação das estruturas metálicas. O bloqueio do tráfego será novamente necessário apenas no processo de substituição do piso de madeira e dos gradis metálicos.

Vale ressaltar que a ponte ficou sete anos sem reforma.  Após solicitações da Administração Municipal, a Secretaria de Logística e Transportes do Estado de São Paulo anunciou, em outubro de 2022, a obra orçada em R$ 5,2 milhões, executada pela Concrejato, empresa contratada pelo DER. 

O prazo para conclusão dos serviços é para maio deste ano.

Tráfego 

Os serviços executados momentaneamente não exigem interdição no fluxo de trânsito. Novas informações sobre possíveis bloqueios necessários serão divulgadas pela Secretaria de Imprensa e Comunicação Social (Seicom).

História

A Ponte Pênsil foi registrada como patrimônio histórico do Estado de São Paulo em 30 de abril de 1982, pelo Conselho de Defesa do Patrimônio Histórico, Arqueológico, Artístico e Turístico (CONDEPHAAT).

A estrutura foi proposta em 1910 pela Comissão de Saneamento de Santos, liderada por Francisco Saturnino de Brito, para dar suporte a um duto de esgoto de Santos e São Vicente até o Oceano Atlântico, sendo inaugurada em maio de 1914 pelo ex-prefeito Washington Luís.

Sua primeira e última grande reforma, com foco na troca de seus 16 cabos de sustentação,  aconteceu em 2013, mas a obra sofreu atrasos e foi entregue dois anos depois, em 2015.

VEJA TAMBÉM

ÚLTIMAS

Diário Mais

No dia dos avós, veja qual signo mima mais os netos

Confira como são os avós de cada signo do zodíaco

PARIS 2024

Confira a agenda do vôlei brasileiro nos Jogos Olímpicos de Paris

O time brasil está representado pelas duas categorias

©2024 Diário do Litoral. Todos os Direitos Reservados.

Software

Newsletter