X

São Vicente

Reciclagem é esperança para cadeirante que precisa de equipamento

Vicentina Thaynara Pereira de Oliveira arrecada tampas e lacres para trocá-los por equipamentos de mobilidade

Da Reportagem

Publicado em 21/12/2019 às 07:48

Comentar:

Compartilhe:

A-

A+

Diagnosticada com Mielomenigocele (MMC), a vicentina tem dificuldades de movimentação / Divulgação

Thaynara Pereira de Oliveira, uma vicentina de 23 anos, sabe o que é batalhar. Desde pequena, lutou, principalmente para garantir algo comum a todos: o ir e vir. Agora, está diante de mais uma luta, que pode ser vencida com solidariedade e tampinhas e lacres de garrafa. No total, 200 mil unidades deste material a separam da vitória desejada.

O que a jovem, neste momento, almeja é se locomover com mais facilidade. Diagnosticada com Mielomenigocele (MMC), uma má formação congênita da coluna vertebral, na qual as medulas e as raízes nervosas ficam expostas, ela tem dificuldades de movimentação.

Diante disso, ela precisa de duas cadeiras de rodas. A primeira tem a finalidade de uso diário, sem auxílio de terceiros. Já a outra é para competir, para que a jovem possa participar de corridas e campeonatos.

Entretanto, a vicentina não tem condições de adquirir os equipamentos. Por isso, deu início a uma campanha, cujo objetivo é obter o total de tampinhas e lacres citado. Quando atingir o total, o material reciclável será trocado pelo montante necessário para comprar as cadeiras.

PROJETO.
A mobilização criada por Thaynara foi inserida dentro de um projeto chamada Empresto Minhas Pernas, que atende pessoas com deficiência (PCDs), idosos e crianças. A iniciativa tem como intuito arrecadar tampinhas e lacres, para a compra de novas cadeiras.

Na Baixada Santista, o projeto conta com ajuda de duzentos e quarenta voluntários. Caminhada, corrida de bicicletas comuns e adaptadas, handbikes, natação no mar, caiaque, stand up, canoa havaiana, passeios, ida ao cinema e até um dia de bombeiro, fazem parte das atividades oferecidas.

ARRECADAÇÃO.
Dentro do projeto desde 22 de agosto deste ano, Thaynara conseguiu até aqui, com ajuda de parentes, amigos e vizinhos, mais de 2 mil unidades dos materiais recicláveis.

Ainda distante do total desejado, a vicentina faz um apelo. "Doe sua tampinha de garrafa, que, somada a outras, pode valer uma cadeira de rodas para quem precisa. Além disso, você ainda ajuda o planeta reciclando. Vamos rumo a 200 mil tampinhas", diz.

A animação, mantida mesmo diante de uma grande diferença entre o arrecadado e o estimado, é um traço marcante de alguém que não se intimida diante de desafios. Afinal, ela luta desde que nasceu, pois, apenas com doze horas de vida, precisou ser submetida a uma intervenção cirúrgica. Por sinal, somente até os doze anos, passara por 20 operações.

DOE.
Quem quiser doar o material para a vicentina ou para o projeto, pode obter informações nas redes sociais 'Empresto Minhas Pernas'.

Apoie o Diário do Litoral
A sua ajuda é fundamental para nós do Diário do Litoral. Por meio do seu apoio conseguiremos elaborar mais reportagens investigativas e produzir matérias especiais mais aprofundadas.

O jornalismo independente e investigativo é o alicerce de uma sociedade mais justa. Nós do Diário do Litoral temos esse compromisso com você, leitor, mantendo nossas notícias e plataformas acessíveis a todos de forma gratuita. Acreditamos que todo cidadão tem o direito a informações verdadeiras para se manter atualizado no mundo em que vivemos.

Para o Diário do Litoral continuar esse trabalho vital, contamos com a generosidade daqueles que têm a capacidade de contribuir. Se você puder, ajude-nos com uma doação mensal ou única, a partir de apenas R$ 5. Leva menos de um minuto para você mostrar o seu apoio.

Obrigado por fazer parte do nosso compromisso com o jornalismo verdadeiro.

VEJA TAMBÉM

ÚLTIMAS

Santos

Passagem de ônibus não terá aumento em Santos, anuncia prefeito

O preço, portanto, permanecerá em R$ 5,25, valor que vigora desde fevereiro do ano passado

Polícia

Ossada humana é encontrada durante buscas por PM em Guarujá

Luca Romano Angerami, de 21 anos, está desaparecido desde o dia 14

©2024 Diário do Litoral. Todos os Direitos Reservados.

Software

Newsletter