X

São Vicente

Prefeitura flagra caminhão de cidade vizinha descartando resíduos; empresa será multada em R$ 50 mil

Veículo pertence a uma empresa de reciclagem da cidade de Santos; responsáveis foram obrigados a retornar e recolher o lixo

Da Reportagem

Publicado em 28/06/2022 às 15:28

Comentar:

Compartilhe:

A-

A+

O flagra ocorreu na Avenida Penedo / Reprodução/Google Maps

Na tarde desta segunda-feira (27), uma cena absurda foi flagrada na Avenida Penedo, no Catiapoã: um caminhão estacionado, a serviço de uma empresa de recicláveis de Santos, enquanto dois homens despejavam lixo e entulho em um terreno.

Equipes das secretarias de Serviços Públicos (Sesp), de Meio Ambiente e Bem-Estar Animal (Semam) e de Defesa e Ordem Social (Sedos) foram acionadas, o caminhão foi identificado e obrigado a retornar para o local do descarte para recolher o lixo.

Isso, porém, não impediu a empresa de receber uma multa da Semam, embasada no artigo 182, VI da Lei Complementar 987/20 - (Lei de Uso e Ocupação do Solo), cujo valor pode chegar a quase R$ 50 mil. Segundo a lei, é passível de multa quem alterar ou concorrer para alterar as qualidades físicas, químicas e biológicas do solo, ar e das águas de superfície ou de subsolo, com obrigação de restauração da situação anterior.

“Mudar a realidade de São Vicente e resolver os seus antigos problemas, nem sempre é tarefa simples. Há questões que passam obrigatoriamente pela mudança de atitude e conscientização da população. Vivemos essa situação frequentemente, com caminhões que entram na nossa Cidade, como se aqui fosse o quintal da Baixada Santista, para despejar entulho e lixo”, desabafou o prefeito Kayo Amado.

Faça parte do grupo do Diário no WhatsApp e Telegram.
Mantenha-se bem informado.

Totens de Segurança

Foram instalados 30 totens de segurança em locais estratégicos e de grande circulação de veículos e pessoas em São Vicente

Atualmente, os novos equipamentos passam por testes de energia e comunicação.

Os totens são blindados, possuem botão de pânico, câmeras 360 graus que alcançam distância de até dois quilômetros, giroflex e sistema inteligente, que faz a leitura de placas dos veículos.

Todas as imagens serão integradas em um Centro de Controle Operacional (CCO), algo inédito no Município.

“Nossas equipes estão atentas, fiscalizando, mas, sem dúvida, quando os totens estiverem em pleno funcionamento, nosso objetivo é fazer mais flagrantes como esse e, com o tempo, mostrar que São Vicente não tolerará mais esse tipo de prática criminosa. Não adianta a gente recolher o entulho, fazer a limpeza, se no dia seguinte os locais já estão sujos novamente. Vamos acabar com isso de uma vez por todas”, concluiu o prefeito.

Deixe a sua opinião

VEJA TAMBÉM

ÚLTIMAS

Economia

Movimento de cargas cresce 2,3% no trimeste no Porto de Santos

Santos Port Authority, estatal que administra o maior porto do país, divulgou que volume alcançado foi de 42 milhões de toneladas

ALERTA

Paguei com Pix, mas era golpe; saiba como recuperar o dinheiro

Advogado explica o que fazer e quais instituições podem ajudar a se livrar do prejuízo

©2021 Diário do Litoral. Todos os Direitos Reservados.

Software