X

São Vicente

Prefeitura de São Vicente retoma Plano de Mobilidade

Com participação dos munícipes, PlanMob inicia mapeamento do deslocamento urbano; formulário on-line estará à disposição da população

Da Reportagem

Publicado em 20/02/2021 às 10:30

Comentar:

Compartilhe:

A-

A+

O questionário permitirá identificar o perfil dos munícipes e as reais necessidades da população / Divulgação

A Prefeitura de São Vicente retomou as etapas participativas do Plano de Mobilidade e Acessibilidade Urbana nesta sexta-feira (19).

Por meio de um formulário disponível no Google Forms, a pesquisa busca mapear o perfil dos seus deslocamentos na Cidade antes e durante a pandemia da Covid-19, analisando o que mudou e o que permanece. A população vicentina poderá fornecer informações sobre como se desloca na Cidade, na condição de pedestre, ciclista, condutor de veículos motorizados, usuário de transporte público, portador de necessidades especiais, entre outras modalidades de transporte, tanto na Área Insular como na Área Continental.

O questionário permitirá identificar o perfil dos munícipes e as reais necessidades da população.

O Plano de Mobilidade é conduzido pela Secretaria de Projetos Especiais (Sepes) em parceria com a Secretaria de Trânsito e Transportes (Setrans).

“A mobilidade é um dos principais itens a serem melhorados na Cidade e estamos começando a fazer isso de forma planejada e participativa”, afirma o secretário Alexsandro Ferreira (Sepes).

 O formulário pode ser acessado pelo link https://forms.gle/Mx9UMUN4W7YdoAkt5

PlanMob

O projeto foi iniciado em julho de 2020, mas não foi realizado o processo participativo e a pesquisa de mobilidade urbana. No começo do ano a Prefeitura deu o pontapé para retomar as conversas e iniciar a comunicação com a população para realizar o levantamento.

A empresa que está elaborando o projeto, em parceria com a Sepes, é a TcUrbes que já realizou o mesmo planejamento em outras cidades como, Ilhabela-SP, Itu-SP, Taubaté-SP, Ilha Comprida-SP e também no Campus da Universidade de São Paulo (USP) na capital de São Paulo.

O projeto é financiado pela Agência Metropolitana da Baixada Santista (AGEM), sendo obrigatório para municípios com mais de 20 mil habitantes, que integram regiões metropolitanas e aglomerações urbanas, e aqueles que se encontram em áreas de especial interesse turístico ou de significativo impacto ambiental.

Com o formulário a TcUrbes poderá diagnosticar gargalos no trânsito, falta de acessibilidade na Cidade, situações relacionadas à falta ou ao mau planejamento de ciclovias, deficiência no transporte público nos horários de pico, tempo de trajeto, entre outros pontos relacionados à locomoção dos moradores.

“A Prefeitura precisa dessas informações para trabalhar pela melhoria do sistema de transporte em São Vicente, por isso, é imprescindível que todos respondam à pesquisa” afirma o prefeito Kayo Amado.

Apoie o Diário do Litoral
A sua ajuda é fundamental para nós do Diário do Litoral. Por meio do seu apoio conseguiremos elaborar mais reportagens investigativas e produzir matérias especiais mais aprofundadas.

O jornalismo independente e investigativo é o alicerce de uma sociedade mais justa. Nós do Diário do Litoral temos esse compromisso com você, leitor, mantendo nossas notícias e plataformas acessíveis a todos de forma gratuita. Acreditamos que todo cidadão tem o direito a informações verdadeiras para se manter atualizado no mundo em que vivemos.

Para o Diário do Litoral continuar esse trabalho vital, contamos com a generosidade daqueles que têm a capacidade de contribuir. Se você puder, ajude-nos com uma doação mensal ou única, a partir de apenas R$ 5. Leva menos de um minuto para você mostrar o seu apoio.

Obrigado por fazer parte do nosso compromisso com o jornalismo verdadeiro.

VEJA TAMBÉM

ÚLTIMAS

Polícia

Homem bate em companheira grávida e é preso em Bertioga

A denúncia foi feita pela mãe da vítima, que tem 18 anos.

Santos

Hospital Pediátrico da Zona Noroeste deve finalmente sair do papel

O hospital terá a área térrea e mais cinco pavimentos. No imóvel em que ele será construído ainda será erguida uma escola e uma quadra poliesportiva

©2024 Diário do Litoral. Todos os Direitos Reservados.

Software

Newsletter