SÃO VICENTE

Prefeitura de São Vicente realiza audiência pública sobre LOA 2023

Orçamento municipal será discutido no dia 27 de setembro, no Espaço Multicultural; evento é aberto ao público

Da Reportagem

Publicado em 08/09/2022 às 20:31

Atualizado em 08/09/2022 às 20:51

Compartilhe:

Paço Municipal de São Vicente, SP / Divulgação/ PMSV

A Prefeitura de São Vicente promove Audiência Pública para discutir a Lei Orçamentária Anual de 2023 no dia 27 de setembro. Aberto ao público, o evento começa às 18h, no Espaço Multicultural, localizado na Praça 22 de Janeiro, no Gonzaguinha.

O desenvolvimento das leis orçamentárias foi organizado pela Secretaria da Fazenda (SEFAZ) e pela Secretaria de Planejamento e Governança (SEPLAG), com o apoio das demais secretarias municipais. O objetivo da audiência é ouvir sugestões da sociedade civil para o orçamento do próximo ano, orientando as políticas públicas que serão desenvolvidas no Município.

Entenda o orçamento municipal

A LOA é o mecanismo que estima receita e fixa a programação das despesas para determinado exercício financeiro. Ou seja, a LOA determina os gastos prioritários do ano seguinte e prevê a arrecadação dos recursos que vão custear e autorizar tais gastos públicos.

A LOA serve de complemento para a Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO). Esta peça orçamentária elenca quais ações terão prioridade na execução do orçamento subsequente. O levantamento é feito de acordo com a capacidade financeira do município.

Vale destacar que a LDO tem o objetivo de priorizar as atividades elencadas em outra peça orçamentária, o Plano Plurianual (PPA). A LDO de 2023 já foi aprovada pela Câmara de Vereadores no primeiro semestre, após realização de Audiência Pública.

O PPA tem a função de estabelecer as diretrizes, objetivos e metas de médio prazo da administração pública por um período de quatro anos. Esse instrumento de planejamento entra em vigor no segundo ano de mandato do prefeito e se encerra ao final do primeiro ano do mandato seguinte.

O PPA 2022-2025 foi aprovado em 2021 pela Câmara Municipal. A peça orçamentária foi apresentada em audiência pública em setembro de 2021.

VEJA TAMBÉM

ÚLTIMAS

Diário Mais

Conheça a estrada construída para desafogar a balsa no litoral de SP

A Rodovia Cônego Domênico Rangoni é uma alternativa eficaz ao transporte aquaviário

Diário Mais

No litoral de SP, ela engravidou de um sacerdote e, depois, se tornou um fantasma

Maria era uma mulher que viveu por volta do ano 1900 no bairro do Paquetá, em Santos

©2024 Diário do Litoral. Todos os Direitos Reservados.

Software

Newsletter