Prefeitura de São Vicente afirma que IPT concluiu laudo técnico da Ponte dos Barreiros

Reabertura da estrutura pode estar mais próxima do que se espera e população da área continental deve recuperar ponte em alguns dias

Comentar
Compartilhar
26 JUN 2020Por Da Reportagem12h04
O IPT segue em seu parecer, informando que a ponte está apta a receber o tráfego de veículos de até dois eixoFoto: ANTONIO FERREIRA/SEICOM/PMSV

A Prefeitura de São Vicente informa que, na quinta-feira (25), tomou conhecimento do parecer técnico elaborado pelo Instituto de Pesquisas Tecnológicas (IPT) sobre a primeira fase de recuperação da Ponte dos Barreiros. Porém, ainda aguarda o anúncio oficial do resultado, bem como a decisão da Justiça, quanto ao pedido para a reabertura do equipamento. Com parecer favorável, será possível reabrir a ponte para o tráfego de veículos de pequeno porte e ônibus.

Ressalta-se que, por meio do parecer técnico, o IPT anuncia que considera válidos os documentos apresentados, por atender às normas técnicas e aos procedimentos adotados para elaboração, sobretudo do projeto executivo com análise e simulações utilizando-se de parâmetros compatíveis com o tipo de estrutura.

Os relatórios e resultados de análises laboratoriais dos materiais empregados nas obras emergenciais também “foram considerados coerentes com os procedimentos normatizados”.

Ainda, quanto à qualidade técnica do reforço executado (execução das obras) do ponto de vista geométrico do encamisamento e seu aspecto visual, superfície cilíndrica exposta acima do nível d’água do canal, “não foram observadas anomalias construtivas, e apresentam aspecto normal para esse tipo de obra civil”.

O IPT segue em seu parecer, informando que a ponte está apta a receber o tráfego de veículos de até dois eixos, com peso bruto total de até oito toneladas por eixo e com velocidade limite de 40 km/h, em toda sua extensão de 623 metros, nas duas faixas de tráfego, nos dois sentidos.