X

ANTÔNIO FERREIRA/SEICOM/PMSV

A primeira fase para recuperação da Ponte dos Barreiros foi encerrada no último sábado (6), com sucesso garantido e alguns dias antes do prazo previsto no cronograma de obras.

A finalização foi com a entrega de duas travessas (vigas transversais ou secundárias), que também passaram por restauro. Nos próximos dias, a Prefeitura de São Vicente dará início ao processo para a licitação da segunda fase, que prevê a reforma geral da ponte.

Com 100% da primeira fase de obras concluída, desde abril, quando iniciou os trabalhos, foram recuperadas 52 estacas que apresentavam maior desgaste, uma longarina (vigas longitudinais ou principais) de um dos tabuleiros e três travessas.

Agora, a Administração Municipal está enviando o laudo da recuperação e aguardará a resposta da Justiça para o pedido de reabertura da estrutura. Com uma decisão positiva será possível a retomada do trânsito de veículos leves e ônibus.

Paralelamente, a Prefeitura iniciou a elaboração do projeto executivo que prevê a segunda fase de recuperação da Ponte dos Barreiros. Encerrado este processo, será montado o edital para a definição da empresa que ficará responsável pela execução desta fase da obra e que abrange todo o trecho rodoviário da ponte.

Obra na primeira fase

O processo de recuperação das 52 estacas, na primeira fase, começou com a raspagem das estacas, para remoção das cracas e dos materiais orgânicos. Em seguida, foi feito o hidrojateamento da superfície, com o objetivo de remover o material degradado que ainda estivesse grudado na estrutura.

Na sequência, foram realizados os serviços de montagem de armaduras de aço, sendo a furação, ancoragem química das barras de aço com uso de resina epóxi, montagem e instalação de armadura de aço.

A etapa seguinte foi a montagem da forma que revestiu a armação, respeitando o cobrimento de norma (para garantir as proteções física e química para os vergalhões de aço). Então, foi feita a concretagem com Graute (material de alta resistência e adequado a concretagens submersas) adicionado com inibidor anticorrosivo. Após a recuperação, todas as estacas concretadas receberam capa protetora. Esse processo é chamado de Cura e serve para manter a umidade do concreto, impedindo possíveis fissuras.

Apoie o Diário do Litoral
A sua ajuda é fundamental para nós do Diário do Litoral. Por meio do seu apoio conseguiremos elaborar mais reportagens investigativas e produzir matérias especiais mais aprofundadas.

O jornalismo independente e investigativo é o alicerce de uma sociedade mais justa. Nós do Diário do Litoral temos esse compromisso com você, leitor, mantendo nossas notícias e plataformas acessíveis a todos de forma gratuita. Acreditamos que todo cidadão tem o direito a informações verdadeiras para se manter atualizado no mundo em que vivemos.

Para o Diário do Litoral continuar esse trabalho vital, contamos com a generosidade daqueles que têm a capacidade de contribuir. Se você puder, ajude-nos com uma doação mensal ou única, a partir de apenas R$ 5. Leva menos de um minuto para você mostrar o seu apoio.

Obrigado por fazer parte do nosso compromisso com o jornalismo verdadeiro.

VEJA TAMBÉM

ÚLTIMAS

Coluna

Itanhaém prevê expansão econômica e outros assuntos

Congelamento da tarifa dos ônibus chegou ao público um pouco antes da hora

Ideia

Construtor sugere fundação nos moldes da Pinacoteca para 'novo' Escolástica Rosa

"Se formarmos um grupo e esse grupo for inteligente, envolve toda a sociedade no projeto"

©2024 Diário do Litoral. Todos os Direitos Reservados.

Software

Newsletter