São Vicente

Praia Grande e São Vicente iniciam vacinação contra vírus sincicial nesta terça (9)

A imunização estará disponível nas 26 UBSs e no posto do Brisamar; gestantes a partir da 28ª semana podem receber a dose

Giovanna Camiotto

Publicado em 09/12/2025 às 07:01

Compartilhe:

Compartilhe no WhatsApp Compartilhe no Facebook Compartilhe no Twitter Compartilhe por E-mail

Diversos municípios da Baixada Santista vão oferecer a vacina contra o vírus sincicial respiratório (VSR) / Divulgação/PMSV

Continua depois da publicidade

As Prefeituras de Praia Grande e São Vicente iniciam nesta terça-feira (9) a vacinação contra o Vírus Sincicial Respiratório (VSR) para gestantes a partir da 28ª semana. As doses estarão disponíveis em todas as 26 unidades básicas de saúde e no posto de vacinação do Brisamar Shopping. Além delas, o município de Santos também aderiu à campanha.

Faça parte do grupo do Diário no WhatsApp e Telegram.
Mantenha-se bem informado.

Recomendada pelo Ministério da Saúde, a vacina pode ser aplicada em qualquer idade gestacional a partir do período indicado e também pode ser administrada junto a outros imunizantes. A orientação é que uma dose seja tomada a cada gravidez.

Continua depois da publicidade

Leia Também

• São Vicente terá cortejo de Natal com 500 participantes neste domingo (7)

• Bom Prato abre seleção para gestão de nova unidade em São Vicente

• São Vicente sobe no ranking e vive boom turístico às vésperas dos 500 anos

São Vicente

As UBSs funcionam de segunda a sexta-feira, das 9h às 16h30. Já o posto no Brisamar Shopping, localizado no 4º andar, atende de segunda a sábado, das 10h às 19h. Para receber a vacina, é necessário apresentar documento com foto (RG ou CNH), CPF, comprovante de residência e a caderneta da gestante.

A secretária da Saúde, Michelle Santos, destaca a importância da ação. “A chegada da vacina é um grande avanço na proteção das gestantes e dos recém-nascidos. Ela garante transferência eficiente de anticorpos para o bebê. Sem dúvida, é um presente de fim de ano para as futuras mamães”, afirma.

Continua depois da publicidade

A aplicação pode ser adiada em caso de febre moderada ou alta. Sintomas leves, como resfriados sem febre, não contraindicam a vacinação. Reações como dor no local da aplicação são esperadas e podem ser aliviadas com compressas frias ou analgésicos, se necessário.

O VSR é responsável por infecções respiratórias como bronquiolite e pneumonia, especialmente graves em bebês, idosos e pessoas imunocomprometidas. Também pode causar traqueobronquite, resfriados e, em casos raros, otite média ou conjuntivite.

Praia Grande

A imunização, voltada à prevenção de infecções respiratórias graves em bebês menores de seis meses, estará disponível nas 31 Unidades de Saúde da Família (Usafas), de segunda a sexta-feira, das 9h às 16h.

Continua depois da publicidade

Para receber a dose, é necessário apresentar documento de identificação com CPF, cartão da gestante ou relatório médico com a idade gestacional e comprovante de endereço.

As doses chegaram ao município nesta segunda-feira (8) e foram distribuídas às unidades durante reunião técnica na Secretaria de Saúde Pública (Sesap), com participação da equipe de imunização e das enfermeiras responsáveis pelas salas de vacina. Praia Grande recebeu 930 doses enviadas pelo Governo do Estado.

Mais Sugestões

Conteúdos Recomendados

©2025 Diário do Litoral. Todos os Direitos Reservados.

Software