São Vicente

Praça de SV se transforma em mini cidade para educar crianças

Ação começa na segunda-feira (15) e vai até 15 de junho, e terá como pano de fundo o Maio Amarelo; a praça ganhou ambiente simulado, com circuito que reproduz as práticas da mobilidade urbana, com faixa de pedestres, semáforo e agentes de trânsito

Da Reportagem

Publicado em 12/05/2023 às 13:32

Compartilhe:

Compartilhe no WhatsApp Compartilhe no Facebook Compartilhe no Twitter Compartilhe por E-mail

A Praça 22 de Janeiro é um importante ponto turístico de São Vicente, bem ao lado da Biquinha de Anchieta, e palco de diversos eventos / Divulgação/PMSV

Continua depois da publicidade

Uma iniciativa da Secretaria de Planejamento e Governança (Seplag) e da Secretaria de Mobilidade Urbana (Semob), em parceria com a Secretaria de Educação (Seduc), de São Vicente, promete levar a criançada para a realidade do trânsito e conscientizar o cidadão, desde cedo, sobre como podemos contribuir para a segurança de todos que compartilham desse ambiente: pedestres, ciclistas, motociclistas e motoristas.

Faça parte do grupo do Diário no WhatsApp e Telegram.
Mantenha-se bem informado.

Para isso, a Praça 22 de Janeiro, importante ponto turístico de São Vicente, bem ao lado da Biquinha de Anchieta, e palco de diversos eventos, se transformou em uma mini cidade, com ruas e avenidas, e suas respectivas sinalizações de solo e verticais. Até semáforo foi instalado nesta cidade simulada. 

Continua depois da publicidade

Leia Também

• PM de folga reage a assalto e baleia três criminosos em São Vicente

É ali que os alunos do ensino fundamental de escolas públicas de São Vicente poderão aprender, com orientação de professores e profissionais da Semob, sobre os perigos do trânsito e quais as melhores condutas que devemos adotar, tendo sempre o respeito como foco principal.

"Quisemos aproveitar o Maio Amarelo para cultivar nas nossas crianças o senso de responsabilidade e cordialidade tão necessários hoje em dia no trânsito nosso de cada dia. É através dos pequenos que começamos a fomentar boas práticas. A violência e a falta de educação no trânsito são fatores que agravam a imprudência e o stress de seus usuários. E com ações como essa, temos certeza que teremos pessoas mais conscientes no futuro", explicou a secretária da Seplag, Talita Correa Santos.

Continua depois da publicidade

As atividades estão divididas em duas etapas. Primeiro os alunos assistirão a um vídeo de curta duração no Cine 3D (na própria praça) com noções básicas de trânsito e regras da atividade de simulação. 

Em seguida, terá a etapa de simulação, em que os alunos serão levados ao circuito para aprenderem, de forma recreativa, as regras e a sinalização de trânsito, junto aos agentes de trânsito. 

As crianças poderão percorrer o circuito com carrinhos elétricos, patinetes, triciclos, a pé, e em cadeira de rodas.

Continua depois da publicidade

"Essa ação é fundamental porque as crianças de hoje serão os motoristas de amanhã. Elas são as melhores propagadoras de boas práticas, pois levarão o aprendizado para suas casas e passar aos pais. Precisamos de pessoas mais conscientes e educadas no trânsito, para que os números da violência nas vias possam diminuir", declarou o secretário da Semob, Alexandre Martins.

Aos fins de semana, a Praça 22 de Janeiro estará aberta ao público.

Mais lidas

Conteúdos Recomendados

©2024 Diário do Litoral. Todos os Direitos Reservados.

Software