SÃO VICENTE

Ponte Pênsil gera preocupação entre motoristas da Baixada

Prefeitura afirma que licitação foi aberta para contratar empresa que efetuará reforma mais completa na estrutura da ponte

LG Rodrigues

Publicado em 19/09/2022 às 07:00

Compartilhe:

Falta de um sistema mais moderno acarreta em filas com duração de até 15 minutos em momentos do dia em que só há tráfego intenso em uma das direções do fluxo / Nair Bueno / Diário do Litoral

A situação da Ponte Pênsil tem preocupado motoristas que utilizam o equipamento para se deslocar entre São Vicente e Praia Grande. Em contato com a Reportagem, alguns leitores destacaram problemas com a infraestrutura e também com o fluxo do trânsito no local.

Faça parte do grupo do Diário no WhatsApp e Telegram.
Mantenha-se bem informado.

Segundo uma moradora de Praia Grande que trabalha em Santos, os problemas estruturais da ponte vêm se acumulando há meses.

"Não recebe manutenção, tem tábuas soltas e grades quebradas, oferecendo risco a pedestres e condutores de veículos motorizados. Além disso, a ponte não tem um funcionamento de tráfego viável, inteligente, para atender o fluxo de carros de acordo com horários", explica.

Segundo ela, a falta de um sistema mais moderno acarreta em filas com duração de até 15 minutos em momentos do dia em que só há tráfego intenso em uma das direções do fluxo, o que gera espera, de acordo com ela, desnecessária.

Em contato efetuado pela Reportagem, a Prefeitura de São Vicente, por meio da Secretaria de Defesa e Ordem Social (Sedos), informou que 'o controle dos semáforos nas cabeceiras da Ponte Pênsil não é automático, mas sim manual, com um agente de trânsito ajustando o tempo de acordo com a demanda de cada lado'.

Já em relação à questão estrutural, a Administração Municipal informa que "a Ponte Pênsil é de responsabilidade do Departamento de Estradas de Rodagem (DER), órgão do Governo do Estado. Desde o ano passado, o prefeito Kayo Amado tem feito constantes vistorias técnicas na estrutura e enviado ofícios ao DER solicitando melhorias na manutenção do equipamento e reparos necessários".

"Após conversa no início do ano com o governador Rodrigo Garcia, o DER realizou uma manutenção emergencial no tabuleiro carroçável da Ponte em 16 de agosto. Além disso, o órgão já abriu licitação para a contratação de empresa que executará os serviços de forma mais completa, como substituição do tabuleiro carroçável e dos gradis metálicos, bem como a manutenção corretiva em elementos metálicos da ponte (estrutura e cabos de sustentação)".

VEJA TAMBÉM

ÚLTIMAS

Cotidiano

Avenida em Santos é interditada para obras; veja rotas alternativas

O bloqueio será do trecho da Avenida Senador Pinheiro Machado (sentido Centro-Praia) entre a Rua Carlos Gomes e Avenida Dr. Moura Ribeiro

Cotidiano

Premiações da Mega-Sena saem para Mongaguá e Praia Grande; veja quanto e lotéricas

Sorteio foi realizado pela Caixa Econômica Federal na noite do último sábado (20)

©2024 Diário do Litoral. Todos os Direitos Reservados.

Software

Newsletter