X

São Vicente

Pedro Gouvêa, prefeito de São Vicente, fala sobre prioridades da sua gestão

Gouvêa conversou com a reportagem sobre os principais investimentos já realizados e as perspectivas daqui para frente.

Caroline Souza

Publicado em 26/05/2019 às 05:01

Comentar:

Compartilhe:

A-

A+

Prefeito garante que Educação, Saúde e infraestrutura da Cidade estão sendo priorizados desde o começo do governo. / NAIR BUENO/DL

Educação, Saúde e infraestrutura têm sido as principais prioridades do governo de Pedro Gouvêa. Há quase dois anos e meio à frente da Prefeitura de São Vicente, Gouvêa conversou com a reportagem sobre os principais investimentos já realizados e as perspectivas daqui para frente. Confira a entrevista:

Diário do Litoral - Quais os principais investimentos feitos até o momento?

Pedro Gouvêa - Nós temos priorizado a Educação, reformando as escolas, melhorando o ambiente, qualificando os professores, entregando uniformes para todas as crianças das creches e retomando obras que estavam paralisadas ao longo dos últimos anos. Tínhamos sete creches com obras paradas e nós retomamos. Já entreguei três, estou entregando mais duas este ano e em 2020 entrego as outras duas.

Na Saúde, nós colocamos o dobro dos investimentos que são garantidos pela Constituição. Temos uma média 30% de investimento do nosso orçamento em Saúde. Estamos fazendo agora uma reforma em um equipamento bastante importante, que é o Centro de Especialidades, vamos levar para outro endereço, totalmente reformulado. Conseguimos trazer para a cidade o AME Mais. Temos ainda no nosso planejamento a reforma do Hospital Municipal, a descentralização do Pronto Socorro, vamos tirar ele de dentro do Hospital. Neste momento, isso aguarda um parecer junto ao Estado, que cancelou os convênios de reforma, já entramos na Justiça para rever esse corte.

Em uma terceira frente, temos priorizado muito nos investimentos a manutenção urbana, a zeladoria, reurbanização de praças e pavimentação da Cidade.

Diário - Com relação ao novo modelo de transporte, que melhorias ele vai trazer para a população?

Gouvêa - Estamos trazendo veículos novos. Toda a frota que fará a Área Continental será equipada com wi-fi e ar-condicionado. Na área Insular, gradativamente, 20% da frota será equipada com ar-condicionado a cada ano. Vamos dar um conforto muito grande para a população. Estamos muito ansiosos para que seja feita a implantação desse sistema de transporte em São Vicente.

Diário - As promessas para os antigos Centro de Convenções e Teatro foram cumpridas, mas ainda falta o Conjunto Habitacional Parque Bitaru. Como fica essa questão?

Gouvêa - Já começamos a obra e a gente acredita que dentro de um ano a gente entregue esse Conjunto Habitacional, que foi abandonado no governo passado e nós conseguimos retomar com tratativas junto ao Governo do Estado. No Centro Administrativo, antigo Centro de Convenções, até o mês de julho eu estou levando um gabinete para lá e vou começar a despachar daquele equipamento.

Diário - E outros Conjuntos Habitacionais pela Cidade?

Gouvêa - Nós temos um conjunto já bastante adiantado, no Catarina de Moraes, já entregamos uma parte dele. Temos o do Bitaru, já em reforma. E outro que estamos em tratativas junto ao Estado para retomar a obra, que é o do Rio Branco.

Diário - São Vicente voltou a realizar shows na praia. Como isso impactou o Turismo?

Gouvêa - Há dois anos nós temos feito um modelo de shows dentro da Cidade, com artistas que fazem sucesso em nível nacional, sem a Prefeitura gastar um centavo. Tudo isso através de um chamamento, onde as empresas interessadas colocam à nossa disposição a grade de shows e montam a infraestrutura. Esse modelo fomenta a economia de todo o trade turístico da Cidade. Os números têm mostrado os hotéis com uma taxa de ocupação bastante elevada, superior aos últimos anos, então estamos no caminho certo.

Além disso, nós temos feito ações de limpeza e zeladoria, que repercutem diretamente em trazer o turista para cá. Antigamente, as pessoas andavam pelas ruas e esbarravam no lixo, hoje nós temos uma Cidade limpa e organizada. Estamos fazendo uma obra muito importante de iluminação pública, em toda a faixa do Itararé e do Gonzaguinha, até o fim do ano eu quero terminar essa iluminação. Teremos uma temporada com iluminação na faixa de areia, na faixa de jardim e na pista. Em uma segunda fase da praia do Itararé, vamos criar quadras de beach tennis, áreas de lazer de patinação e skate. O campo de futebol está passando por uma reforma grande e também vamos mexer em toda a pista de cooper, que fica entre o jardim e a praia.

Diário - Quais as perspectivas daqui para frente?

Gouvêa - Eu continuo trabalhando muito nas frentes de Educação, Saúde e infraestrutura da Cidade, mas sabemos que existe o dia a dia, que é fazer com que a zeladoria funcione de maneira que a gente dê conta do volume de descartes irregulares e de varrição, raspação com resultados positivos. A partir de 1º de junho vamos criar uma frente de mutirão na Cidade, onde vamos passar em todos os bairros fazendo um serviço completo, desde varrição, até iluminação pública, tapa-buraco, fiscalização de calçadas irregulares e de terrenos abandonados.

Apoie o Diário do Litoral
A sua ajuda é fundamental para nós do Diário do Litoral. Por meio do seu apoio conseguiremos elaborar mais reportagens investigativas e produzir matérias especiais mais aprofundadas.

O jornalismo independente e investigativo é o alicerce de uma sociedade mais justa. Nós do Diário do Litoral temos esse compromisso com você, leitor, mantendo nossas notícias e plataformas acessíveis a todos de forma gratuita. Acreditamos que todo cidadão tem o direito a informações verdadeiras para se manter atualizado no mundo em que vivemos.

Para o Diário do Litoral continuar esse trabalho vital, contamos com a generosidade daqueles que têm a capacidade de contribuir. Se você puder, ajude-nos com uma doação mensal ou única, a partir de apenas R$ 5. Leva menos de um minuto para você mostrar o seu apoio.

Obrigado por fazer parte do nosso compromisso com o jornalismo verdadeiro.

VEJA TAMBÉM

ÚLTIMAS

Cotidiano

Baixada Santista confirma sétima morte por dengue

A vítima é uma mulher de 49 anos, que morreu no último dia 3

Santos

Pacientes com câncer estão tendo cirurgias suspensas em Santos

Denúncia foi feita pela vereadora Audrey Kleys (Novo) durante a 22ª Sessão Ordinária da Câmara de Santos nesta terça-feira (23)

©2024 Diário do Litoral. Todos os Direitos Reservados.

Software

Newsletter