X

São Vicente

Pedido de liberação da Ponte dos Barreiros é negado pela Justiça

Requisição foi negada após um laudo do Instituto de Pesquisas Tecnológicas (IPT)

Da Reportagem

Publicado em 12/12/2019 às 16:49

Atualizado em 12/12/2019 às 16:51

Comentar:

Compartilhe:

A-

A+

Decisão foi tomada pelo juiz Francisco Taborda / Luiza de Oliveira / Diário do Litoral

O pedido de liberação parcial da Ponte dos Barreiros que foi realizado pela administração municipal de São Vicente foi negado pela Justiça no começo da tarde desta quinta-feira (12).

A tentativa da Prefeitura de pedir que um trecho da estrutura fosse liberada para tráfego de veículos foi feita em conjunto com o Estado. Apesar dos esforços das autoridades, o pedido foi negado após um laudo do Instituto de Pesquisas Tecnológicas (IPT).

O documento destaca que a Ponte dos Barreiros corre um risco crítico de entrar em colapso e por este motivo deverá permanecer fechada para veículos e que uma liberação só poderá ser viabilizada depois de um novo laudo do IPT.

A decisão foi tomada pelo juiz Francisco Taborda. Desde a última sexta-feira (6), quem precisa atravessar a Ponte dos Barreiros, em São Vicente, conta com sistema paliativo de transporte, contratado pela Otrantur e que é chamado de 'trenzinho' ou 'pedalinho' pelos usuários.

Atualmente, há três carrocellas à disposição dos munícipes, gratuitamente. Por hora, cada uma chega a transportar 96 pessoas, num trajeto de 600 metros que leva de 5 a 7 minutos para ser concluído.

INTERDIÇÃO.
A Ponte dos Barreiros foi interditada para o tráfego no dia 30 de novembro devido ao risco de desabamento apontado pelo laudo emitido pelo Instituto de Pesquisas Tecnológicas (IPT). Até o momento, podem passar apenas bicicletas e pedestres.

Para garantir uma alternativa ao translado de passageiros entre a Área Continental e a Área Insular, a Otrantur Transportes e Turismo, empresa responsável pelo transporte público municipal, implantou linhas especiais temporárias. A medida, que visa diminuir os impactos causados com a interdição da ponte e que atende a solicitações feitas por moradores, permite que o passageiro desça na cabeceira da ponte, atravesse a pé e embarque em outro ônibus.

A Empresa Metropolitana de Transportes Urbanos (EMTU) também deu início a um plano emergencial para atender os moradores da Área Continental, criando novas linhas com partidas dos bairros Humaitá, Parque Continental e Gleba II, para levar os passageiros até a cabeceira da ponte. Os usuários recebem uma senha para embarcar, no outro lado da ponte, sem pagar outra tarifa.

Apoie o Diário do Litoral
A sua ajuda é fundamental para nós do Diário do Litoral. Por meio do seu apoio conseguiremos elaborar mais reportagens investigativas e produzir matérias especiais mais aprofundadas.

O jornalismo independente e investigativo é o alicerce de uma sociedade mais justa. Nós do Diário do Litoral temos esse compromisso com você, leitor, mantendo nossas notícias e plataformas acessíveis a todos de forma gratuita. Acreditamos que todo cidadão tem o direito a informações verdadeiras para se manter atualizado no mundo em que vivemos.

Para o Diário do Litoral continuar esse trabalho vital, contamos com a generosidade daqueles que têm a capacidade de contribuir. Se você puder, ajude-nos com uma doação mensal ou única, a partir de apenas R$ 5. Leva menos de um minuto para você mostrar o seu apoio.

Obrigado por fazer parte do nosso compromisso com o jornalismo verdadeiro.

VEJA TAMBÉM

ÚLTIMAS

Nacional

Consumidores que pedem nota fiscal terão 'Mega-Sena' de R$ 700 milhões; entenda

O programa funcionará como uma espécie de "nota legal", adotada por diversos estados, como a Nota Fiscal Paulista, em São Paulo

Cotidiano

Turista é arrastado por correnteza na Praia do Tombo, em Guarujá

Os guarda-vidas estavam em outra extremidade da praia no momento do ocorrido.

©2024 Diário do Litoral. Todos os Direitos Reservados.

Software

Newsletter