X

São Vicente

Obras na Ponte dos Barreiros chegam a reta final com 90% dos trabalhos concluídos

Local ganhou iluminação mais potente e econômica: ao todo, foram instaladas 22 luminárias de LED, com 200W de potência

Da Reportagem

Publicado em 24/06/2022 às 12:33

Comentar:

Compartilhe:

A-

A+

22 novas luminárias de LED, com 200W de potência, foram instaladas esta semana / Divulgação/PMSV

Na reta final das obras, a Ponte dos Barreiros, em São Vicente, que no mês de maio atingiu 90% dos trabalhos concluídos, recebeu melhorias nesta semana, com a instalação de 22 novas luminárias de LED, com 200W de potência cada uma, melhorando a iluminação na estrutura e, automaticamente, a segurança dos usuários.
 
“É uma iluminação mais eficiente e que vai gerar 70% de economia com energia. Isso vai deixar a estrutura ainda mais bonita e segura para quem passa diariamente por aqui. Em breve, vamos virar essa página da Ponte dos Barreiros, entregando um equipamento mais moderno para a população”, disse o prefeito Kayo Amado.
 
Andamento das obras

Entre os serviços já concluídos, estão a recuperação das 217 estacas, recuperação das estruturas metálicas, alteamento do New Jersey, substituição dos aparelhos de apoio de neoprene, recuperação dos berços das juntas de dilatação, recuperação dos guarda-corpos de passarela, recuperação da iluminação e remanejamento da adutora de água.
 
Em andamento, estão a restauração da estrutura de concreto (vigas, lajes e blocos), que chegou a 95% recentemente; a instalação dos perfis elastoméricos das juntas de dilatação, também em 95%; e a recuperação da passarela, que está em 60%.
 
O cronograma da obra segue mantido, com previsão de conclusão no final de julho. Ao término, a Ponte dos Barreiros terá um aumento de 40% na sua capacidade de carga, passando de 32 para 45 toneladas.

Faça parte do grupo do Diário no WhatsApp e Telegram.
Mantenha-se bem informado.

 
Histórico da reforma

A reforma teve início em agosto de 2021, com a montagem do canteiro avançado de obras, dos andaimes e balsas, para que o pontapé no serviço estrutural pudesse ser dado.
 
Na metade de setembro, os trabalhadores contratados da Jatobeton, empresa responsável pela obra, iniciaram os reparos em todas as estacas, transversinas, longarinas, New Jersey, juntas de dilatação e guarda-corpo da ponte, serviços realizados em diversas frentes de trabalho.
 
Houve a troca das juntas de dilatação (dispositivos usados para absorver a variação volumétrica dos materiais, devido às mudanças de temperatura, e também utilizados para mitigar os efeitos da vibração e movimentação da estrutura, decorrentes do tráfego de veículos), garantindo a movimentação natural e a vida útil da ponte.
 
Outro serviço realizado foi o "macaqueamento", que consiste em levantar a estrutura da ponte em alguns centímetros para a colocação de uma nova borracha nitrílica, garantindo a absorção dos impactos diários que a estrutura sofre.
 
A frente de trabalho é composta por cerca de 150 funcionários.
 
Avanços da Obra da Ponte dos Barreiros:
 
1 - Estacas concluídas (217) - 100%
2 - Recuperação das estruturas metálicas - 100%
3 - Recuperação das estruturas de concreto (vigas, lajes e blocos) - 95%
4 - Alteamento dos New Jersey - 100%
5 - Substituição dos aparelhos de apoio de neoprene - 100%
6 - Recuperação dos berços das juntas de dilatação - 100%
7 - Instalação dos perfis elastoméricos das juntas de dilatação - 95%
8 - Recuperação dos guarda-corpos da passarela - 100%
9 - Recuperação da iluminação - 100%
10 - Recuperação da passarela - 60%
11 - Remanejamento da adutora de água (responsabilidade da SABESP) - 100%

Apoie o Diário do Litoral
A sua ajuda é fundamental para nós do Diário do Litoral. Por meio do seu apoio conseguiremos elaborar mais reportagens investigativas e produzir matérias especiais mais aprofundadas.

O jornalismo independente e investigativo é o alicerce de uma sociedade mais justa. Nós do Diário do Litoral temos esse compromisso com você, leitor, mantendo nossas notícias e plataformas acessíveis a todos de forma gratuita. Acreditamos que todo cidadão tem o direito a informações verdadeiras para se manter atualizado no mundo em que vivemos.

Para o Diário do Litoral continuar esse trabalho vital, contamos com a generosidade daqueles que têm a capacidade de contribuir. Se você puder, ajude-nos com uma doação mensal ou única, a partir de apenas R$ 5. Leva menos de um minuto para você mostrar o seu apoio.

Obrigado por fazer parte do nosso compromisso com o jornalismo verdadeiro.

VEJA TAMBÉM

ÚLTIMAS

Mongaguá

Ex-detento tenta entregar celulares em penitenciária em Mongaguá

homem foi detido com 35 celulares em uma mochila

Diário Mais

Conheça a verdadeira história do vulcão do bairro Macuco, em Santos

A lenda é do ano de 1896 e causou pânico à sociedade da época

©2024 Diário do Litoral. Todos os Direitos Reservados.

Software

Newsletter