X

São Vicente

Novos contêineres da Biquinha estão em fase de licitação

Praça da Biquinha ganhará três equipamentos; previsão é que processo termine até o final de dezembro.

Caroline Souza

Publicado em 25/11/2019 às 08:42

Comentar:

Compartilhe:

A-

A+

A chuva e o vento são os principais problemas enfrentados pelos comerciantes do local. / NAIR BUENO/DIÁRIO DO LITORAL

A compra de contêineres que vão mudar a cara da Praça da Biquinha, em São Vicente, está em fase de licitação. Os comerciantes lutam há anos por um local definitivo de trabalho. Em maio deste ano, o Diário do Litoral noticiou que a proposta do projeto elaborado pela Prefeitura estava em fase de finalização.

Ao todo, serão três contêineres. Eles serão equipados com pia, drywall, iluminação elétrica, hidráulica e receberão pintura por dentro.

A previsão da Administração Municipal é que a licitação termine até o final de dezembro. Segundo a Secretaria do Comércio, Indústria e Negócios Portuários (Secinp), os equipamentos serão instalados assim que o processo de aquisição terminar.

Os permissionários estão sabendo da novidade, mas segundo Luciana Pereira Silva, proprietária de duas barracas, a Prefeitura não informa os detalhes. "Ouvimos boatos que entregariam no dia 22 de janeiro, aniversário da Cidade, então estamos na expectativa", conta.

A chuva, o vento e a grande quantidade de pombos no local são os principais problemas enfrentados pelos comerciantes.

"A forma que a gente trabalha é horrível. Depois que pegou fogo virou uma bola de neve, temos muitas dívidas", lamenta Luciana.

De acordo com a permissionária, os clientes reclamam dos doces expostos, o que diminuiu muito as vendas. "A briga dos clientes é porque está exposto, muitos não compram por isso".

Em uma entrevista ao Diário do Litoral, em maio deste ano, o prefeito Pedro Gouvea afirmou que os contêineres serão "semelhantes a food trucks, mas fixos, além de totalmente adaptados, modernos, com expositores e áreas para que eles não precisem tirar e colocar as coisas todos os dias".

REFORMAS

A Praça da Biquinha passou por reformas recentes, que contou com melhorias no sistema de drenagem, substituição das pedras por piso de concreto, instalação de deck de madeira para acesso ao cruzeiro, rampa de acessibilidade à praça e novo paisagismo, além de mobiliário urbano e instalação de bicicletário.

HISTÓRICO

No dia 2 de março de 2013, um incêndio destruiu 12 quiosques de doces da Praça da Biquinha. Com isso, os vendedores passaram anos atuando de forma improvisada na Praça Vinte e Dois de Janeiro.

"Desde que pegou fogo trabalhamos com doces expostos e de forma improvisada, isso diminui muito o número de vendas e muitos permissionários desistiram de abrir suas barracas", comenta Luciana.

O espaço na Praça da Biquinha foi reinaugurado em janeiro de 2017. Os permissionários ainda saíram novamente para que fosse construído um piso.

Apoie o Diário do Litoral
A sua ajuda é fundamental para nós do Diário do Litoral. Por meio do seu apoio conseguiremos elaborar mais reportagens investigativas e produzir matérias especiais mais aprofundadas.

O jornalismo independente e investigativo é o alicerce de uma sociedade mais justa. Nós do Diário do Litoral temos esse compromisso com você, leitor, mantendo nossas notícias e plataformas acessíveis a todos de forma gratuita. Acreditamos que todo cidadão tem o direito a informações verdadeiras para se manter atualizado no mundo em que vivemos.

Para o Diário do Litoral continuar esse trabalho vital, contamos com a generosidade daqueles que têm a capacidade de contribuir. Se você puder, ajude-nos com uma doação mensal ou única, a partir de apenas R$ 5. Leva menos de um minuto para você mostrar o seu apoio.

Obrigado por fazer parte do nosso compromisso com o jornalismo verdadeiro.

VEJA TAMBÉM

ÚLTIMAS

Cotidiano

Caminhão bate em árvore e tomba no Morro Santa Teresinha em Santos; veja vídeo

Causa do acidente ainda está sendo investigada. Motorista ficou ferido e precisou ser socorrido

Cotidiano

Baixada Santista confirma sétima morte por dengue

A vítima é uma mulher de 49 anos, que morreu no último dia 3

©2024 Diário do Litoral. Todos os Direitos Reservados.

Software

Newsletter