X
São Vicente

Na reta final, obras na Ponte dos Barreiros fecham o mês de junho com 95% de serviços concluídos

Cronograma para finalização da reforma segue mantido para final de julho

Na reta final, obras na Ponte dos Barreiros fecham o mês de junho com 95% de serviços concluídos / Foto: Prefeitura de São Vicente

As obras na Ponte dos Barreiros entraram na reta final e alcançaram, na medição do mês de junho, 95% de conclusão. A previsão é de que até o final de julho todos os serviços estejam finalizados.

Entre os serviços que alcançaram 100%, estão a recuperação das 217 estacas, recuperação das estruturas metálicas, alteamento do New Jersey, substituição dos aparelhos de apoio de neoprene, recuperação dos berços das juntas de dilatação, recuperação dos guarda-corpos de passarela, recuperação da iluminação, remanejamento da adutora de água, instalação dos perfis elastoméricos das juntas de dilatação e a recuperação da passarela.

Em andamento, estão a execução de arremates finais na restauração da estrutura de concreto (vigas, lajes e blocos), fase que atingiu 95%, além da execução da pavimentação da faixa de rolamento, sinalização horizontal e vertical, e pintura final do New Jersey.

O cronograma das obras segue mantido, com previsão de conclusão no final de julho. Ao término, a Ponte dos Barreiros terá sua capacidade de carga aumentada para 45 toneladas.

O prefeito Kayo Amado celebrou mais um importante avanço para deixar no passado a interdição da ponte. “Estamos chegando muito próximos da liberação total da Ponte dos Barreiros. Um serviço que foi realizado com todo o cuidado necessário para entregar uma estrutura completamente reformada, com um trabalho incrível e dentro do cronograma. Nunca se viu uma obra tão bem feita e respeitando o prazo. Enfim, os moradores da Área Continental vão poder voltar à rotina normal, sem interrupções, deixando de vez o problema da ponte no passado”, afirmou o prefeito.

Histórico da reforma
A reforma teve início em agosto de 2021, com a montagem do canteiro avançado de obras, dos andaimes e balsas, para que o pontapé no serviço estrutural pudesse ser dado. Na metade de setembro, os trabalhadores contratados da Jatobeton, empresa responsável pela obra, iniciaram os reparos em todas as estacas, transversinas, longarinas, New Jersey, juntas de dilatação e guarda-corpo da ponte, serviços realizados em diversas frentes de trabalho.

Houve a troca das juntas de dilatação (dispositivos usados para absorver a variação volumétrica dos materiais devido às mudanças das temperaturas, e também utilizados para mitigar os efeitos da vibração e movimentação da estrutura decorrentes do tráfego), garantindo a movimentação natural e a vida útil da ponte.

Outro serviço realizado foi o "macaqueamento", que consiste em levantar a estrutura da ponte em alguns centímetros para a colocação de uma nova borracha nitrílica, garantindo a absorção dos impactos diários que a estrutura sofre. A frente de trabalho é composta por cerca de 150 funcionários.

Avanços da Obra da Ponte dos Barreiros:

1 - Estacas concluídas (217) - 100%
2 - Recuperação das estruturas metálicas - 100%
3 - Recuperação das estruturas de concreto (vigas, lajes e blocos) - 95%
4 - Alteamento dos New Jersey - 100%
5 - Substituição dos aparelhos de apoio de neoprene - 100%
6 - Recuperação dos berços das juntas de dilatação - 100%
7 - Instalação dos perfis elastomérico das juntas de dilatação - 100%
8 - Recuperação dos guarda corpo da passarela - 100%
9 - Recuperação da iluminação existente - 100%
10 - Recuperação da passarela - 100%
11 - Remanejamento da adutora de água (responsabilidade da SABESP) -
100%
 

Deixe a sua opinião

VEJA TAMBÉM

ÚLTIMAS

ULTRAMARATONA

Paulista que impressionou Stan Lee agora quer superar a Capadócia

Ultramaratonista Carlos Dias já percorreu os pontos mais extremos do mundo, impressionou até Stan Lee e agora quer novos desafios

CULTURA

Exposição mostra lendas no Museu Conceição de Itanhaém

A exposição conta com 17 telas em acrílico e 15 origamis sobre as lendas e o folclore da região

©2021 Diário do Litoral. Todos os Direitos Reservados.

Software