Motorista é autuado com caminhão irregular de entulho em São Vicente

Agentes do pelotão ambiental da Guarda Municipal flagraram o condutor do caminhão na Estrada de Paratinga, na Área Continental

Comentar
Compartilhar
19 JAN 2017Por Diário do Litoral15h30
O motorista de um caminhão que descartaria irregularmente entulho na Área Continental de São Vicente foi flagrado e autuadoO motorista de um caminhão que descartaria irregularmente entulho na Área Continental de São Vicente foi flagrado e autuadoFoto: Daniela Origuela/DL

O motorista de um caminhão que descartaria irregularmente entulho na Área Continental de São Vicente foi flagrado e autuado, na manhã desta quinta-feira (19), por agentes do pelotão ambiental da Guarda Civil Municipal. Ele trafegava pela Estrada de Paratinga, próximo ao Centro de Operações Ferroviárias da Rumo Logística. A região é conhecida por abrigar áreas de preservação ambiental.

“Disseram que o material iria para um sítio que não tem endereço. Pelo o que nós averiguamos existem três tipos de penalidades para essa conduta: a ausência da documentação de registro do caminhão na Secretaria de Meio Ambiente, ausência da CTR, que é o Controle de Trânsito de Resíduo, e também a cobertura (lona) para impedir que esses resíduos caiam durante o transporte”, destacou Vitor Carlos Vitorio Espírito Santo, secretário de Meio Ambiente de São Vicente.

O secretário saía de uma visita a área de cachoeiras existentes naquela região no momento do flagrante. A equipe, composta por membros das secretarias de Meio Ambiente, Turismo e da Guarda Municipal, trafegava pela Estrada de Paratinga quando presenciou a ocorrência.

O condutor do caminhão, que estava acompanhado de outro homem, disse que o material saiu do bairro Quarentenário (atual Jardim Irmã Dolores), também na Área Continental de São Vicente, com destino a um sítio localizado em Paratinga. Ele não forneceu o endereço da destinação final dos resíduos.

“As autorizações que são necessárias para esse tipo de transporte indicariam o local de proveniência do lixo e de destinação. Coisa que ele não tem”, destacou o secretário.

O motorista foi autuado por transportar resíduo sem cadastramento municipal - o valor da multa é de R$ 1.500,00, e por ausência de documentos de Controle de Transporte de Resíduos (CTR), cuja multa é de R$ 750,00.

Mutirão. Desde o dia 1º, a Prefeitura de São Vicente tem realizado mutirões de limpeza na cidade. Seguindo um cronograma, as equipes retiram resíduos das ruas diariamente. Para apoiar o ao descarte irregular, a Administração Municipal lançou o aplicativo de celular São Vicente – Eu te Quero Bem. A plataforma recruta voluntários para os serviços de zeladoria e recebe denúncias de locais utilizados para o desejo de materiais no município.