X

São Vicente

Maria dos Remédios é lembrada no Dia do Atleta

Data é celebrada em 9 de outubro e amigos falam sobre a carreira vitoriosa da atleta falecida em 2018

Da Reportagem

Publicado em 08/10/2019 às 08:50

Comentar:

Compartilhe:

A-

A+

Divulgação

Para quem não conhece, a maratonista Maria dos Remédios representou São Vicente por anos. Com uma carreira repleta de vitórias, a atleta ficou marcada na história da Cidade, que se tornou a sua casa. Nesta quarta-feira (9), data na qual se celebra o Dia do Atletismo, a trajetória de Maria será lembrada por pessoas que conviveram e trabalharam com ela.

Falecida em maio 2018, a desportiva nasceu na cidade de São Bento (MA), onde vivia com oito irmãos, sendo dois homens e seis mulheres.

Uma das irmãs conviveu e até treinou com a atleta. Trata-se de Maria dos Anjos, que revela os esforços e o cuidado da irmã com toda a família e com o esporte.

"Tínhamos uma relação de mãe para filha. Ela sempre cuidava dos irmãos. Sou umas das irmãs que veio para cá. Como eu treinava, tivemos a oportunidade de competir juntas, viajar, dividir os treinos e levantar de madrugada para treinar", ressalta, dizendo estar com saudade de sua irmã. "A lembrança dela é muito viva", revela.

Maria dos Anjos recorda, ainda, que a irmã "começou a correr aos 22 anos e se aposentou aos 46 anos. Ela conquistou muitos títulos, sendo pentacampeã na Ultramaratona de Campo Grande, campeã da Meia-Maratona A Tribuna e pentacampeã do Campeonato Santista".

Amizade – Uma das amigas de Maria dos Remédios era a técnica de contabilidade Maria Cristina Oliveira. Ela fala um pouco de seu relacionamento com a maratonista.

"Começamos uma amizade por acaso. Eu sempre a via correndo na praia. Certo dia, nos encontramos, começamos a conversar e corremos juntas. Então, surgiu uma amizade verdadeira", diz, emocionada.

Maria Cristina conta que a corredora deixou um legado na Cidade: o projeto Mudanças de Hábito, que atua nas áreas Insular e Continental de São Vicente. Ele atende mais de 80 senhoras, que tiveram depressão e doenças crônicas, entre outros.

Homenagem – Por conta de seus feitos, Maria dos Remédios recebeu uma homenagem: seu nome foi dado a uma escola de esportes na Cidade. "Tive a ideia de colocar o nome dela como forma de homenagem. A escola oferece dez modalidades", diz o coordenador da escola, João Flávio de Andrade Carvalho

Apoie o Diário do Litoral
A sua ajuda é fundamental para nós do Diário do Litoral. Por meio do seu apoio conseguiremos elaborar mais reportagens investigativas e produzir matérias especiais mais aprofundadas.

O jornalismo independente e investigativo é o alicerce de uma sociedade mais justa. Nós do Diário do Litoral temos esse compromisso com você, leitor, mantendo nossas notícias e plataformas acessíveis a todos de forma gratuita. Acreditamos que todo cidadão tem o direito a informações verdadeiras para se manter atualizado no mundo em que vivemos.

Para o Diário do Litoral continuar esse trabalho vital, contamos com a generosidade daqueles que têm a capacidade de contribuir. Se você puder, ajude-nos com uma doação mensal ou única, a partir de apenas R$ 5. Leva menos de um minuto para você mostrar o seu apoio.

Obrigado por fazer parte do nosso compromisso com o jornalismo verdadeiro.

VEJA TAMBÉM

ÚLTIMAS

Cotidiano

Troca de tiros em Praia Grande deixa um ferido

O caso aconteceu na área de mata do bairro Quietude, próximo da Rua Amilca Esteves

Polícia

Procurado por furtos a condomínios de luxo em Santos é preso

O suspeito foi apontado como um dos participantes de furtos em apartamentos no Gonzaga, Boqueirão e Embaré em 2023

©2024 Diário do Litoral. Todos os Direitos Reservados.

Software

Newsletter