Mais de 750 idosos de 80 a 84 anos são vacinados neste sábado em SV

Imunização prossegue na segunda em todas as UBSs, ESFs, Fundo Social e Subprefeitura

Comentar
Compartilhar
27 FEV 2021Por Da Reportagem19h49
Vacinação em São VicenteVacinação em São VicenteFoto: DIVULGAÇÃO/PMSV

A manhã deste sábado (27) começou diferente para muitos idosos. Antes mesmo do horário da vacinação, uma fila de esperança já se formava em frente ao posto de saúde. A Unidade Básica de Saúde (UBS) Central, que atendeu das 9 às 15 horas, recebeu durante este período mais de 750 idosos, de 80 a 84 anos, felizes e aliviados, por estarem tomando a primeira dose da vacina contra a Covid-19. 

“Nossa vez chegou! Estou muito feliz de ser vacinada e grata à equipe de Saúde de São Vicente que nos atendeu com atenção, carinho e rapidez. Cheguei nervosa, com medo, e fui embora com o coração em paz. Nem doeu", declara Marlene Bernardes da Silva, de 81 anos, que foi ao posto  acompanhada pelo marido, que também foi imunizado, moradores do Boa Vista.   

Apesar do grande movimento durante todo o dia, a vacinação ocorreu de forma tranquila e ágil. Muitos idosos já estavam cadastrados no site Vacivida, o que proporcionou mais rapidez no atendimento, evitando que ficassem por mais tempo no local. Também foram respeitados os protocolos de higiene recomendados pelos órgãos sanitários, como o distanciamento social, o uso de máscaras, e a disponibilização de álcool em gel na entrada da unidade. 

“Eu estou dando pulos de alegria! Estava muito ansioso! Deus me trouxe até aqui, e agora com a vacina, vai me ajudar a continuar mais um pouco”, comemora João Antunes, de 82 anos, que foi ao posto acompanhado da sua esposa Maria de José Antunes, de 84 anos. “Não via a hora de chegar a vacina. Agora, vamos continuar com os cuidados e namorar um pouco”, declara. 

Na Subprefeitura, posto de vacinação da Área Continental, a imunização também ocorreu com tranquilidade.  

 

Na segunda-feira (1º), a vacinação da primeira dose para idosos de 80 a 84 anos continua em todas as Unidades Básicas de Saúde (UBS) e Estratégias de Saúde da Família (ESF), além do Fundo Social de Solidariedade (FSS) e Subprefeitura, que funcionam também como drive-thru. Estes postos ficam abertos de segunda a sexta-feira, das 9h às 15h30. O FSS fica na Rua Benedito Calixto, 205, no Centro (Área Insular). A Secretaria da Saúde de São Vicente (Sesau) pretende imunizar 3.852 pessoas deste novo grupo (80 a 84 anos).

A Sesau pede que o público-alvo desta etapa faça um pré-cadastro no site Vacivida, por meio do link https://vacinaja.sp.gov.br/. O registro não é obrigatório, mas essencial para agilizar o atendimento.  

Segunda dose – os idosos com mais 90 anos, que receberam a primeira dose da vacina em São Vicente, começam a ser imunizados com a segunda dose nesta segunda-feira (1º). A vacinação para este público acontece na UBS Central, na UBS Praça Vitória (Praça Vitória s/n), no Fundo Social de Solidariedade e na Subprefeitura da Área Continental, de segunda a sexta-feira, das 9 às 15h30. A Sesau pretende completar o esquema de vacinação destes idosos com a aplicação da segunda dose da vacina em 1.440 idosos Profissionais da saúde ativos devem procurar estes postos, também, para receber a segunda dose.

Documentos - Durante o atendimento, os idosos devem apresentar RG e comprovante de residência. Já os profissionais da saúde, devem receber a segunda dose da vacina no mesmo município que recebeu a primeira. É preciso apresentar RG e carteira de vacinação com o registro da primeira. 

Números Covid - Até o momento, foram realizadas 25.747 testagens, com 11.865 casos positivos, 13.426 negativos e 456 no aguardo de resultado.   Entre os contaminados, somam-se 8.991 altas, 585 óbitos, 2.281 recomendações para isolamento domiciliar e oito internações (nenhuma em UTI).  Dos que esperam a conclusão dos exames, estão 393 altas, quatro óbitos, 52 recomendações para isolamento domiciliar e sete internações (nenhuma em UTI).