A Prefeitura de São Vicente anunciou, nesta quinta-feira (2), o lançamento do programa Parque da Gente, que prevê a construção de quatro novos parques em diferentes regiões do município. A proposta contempla duas unidades na área Insular e duas na Área Continental.
Os espaços terão estrutura voltada ao esporte, cultura e lazer, com campos de futebol, quadras multiuso, áreas de recreação infantil, equipamentos de educação ambiental e pistas de corrida, entre outros atrativos.
Os bairros contemplados nesta etapa serão Pompeba (Avenida Marechal Juarez Távora), Náutica III (Avenida Eduardo Dias Coelho), Parque das Bandeiras (Rua México Rossi) e Humaitá (Avenida Vereador Geraldo Volpe).
Atualmente, os projetos estão em fase de preparação para abertura de licitação, etapa que antecede o início das obras.
A proposta é transformar áreas já utilizadas pela população em espaços mais estruturados, ampliando as opções de lazer e incentivando a convivência comunitária. Segundo a administração municipal, a escolha dos locais levou em consideração pontos que já possuem fluxo de pessoas e potencial de uso coletivo.
Durante o anúncio, o prefeito destacou que a iniciativa busca levar para os bairros estruturas de lazer que muitas vezes estão concentradas em outras regiões da cidade, ampliando o acesso da população a esses espaços.
São Vicente de cara nova
O programa São Vicente de Cara Nova vem promovendo mudanças no eixo centro-praia de São Vicente, com uma série de obras de reurbanização voltadas ao turismo e à valorização do comércio local.
Entre as principais intervenções está a modernização da Orla do Itararé, que recebe novos quiosques e espaços de lazer, ampliando a estrutura para moradores e visitantes. O projeto também contempla a revitalização de pontos tradicionais da cidade, como a Biquinha de Anchieta e o Deck dos Pescadores.
Outro destaque é o Boulevard Martim Afonso, que integra o conjunto de melhorias com foco na requalificação urbana e na criação de novos espaços de convivência.
As ações buscam tornar a região mais atrativa, estimulando a circulação de pessoas, o turismo e a atividade econômica, com impacto direto no comércio e nos serviços locais.
