São Vicente

Kayo Amado cobra Estado sobre reforma da Ponte Pênsil

Nesta quarta-feira (17), DER receberá propostas de licitação que prevê manutenção do equipamento

Caroline Souza

Publicado em 15/08/2022 às 20:30

Atualizado em 15/08/2022 às 20:54

Compartilhe:

Apesar de estar localizada no município de São Vicente, a Prefeitura não tem o poder de fazer melhorias na Ponte Pênsil / Nair Bueno / Diário do Litoral

Em live publicada na tarde desta segunda-feira, o prefeito de São Vicente, Kayo Amado, prestou esclarecimentos sobre a situação da Ponte Pênsil. O equipamento virou notícia neste final de semana, quando um motociclista caiu após ficar com a moto presa entre as tábuas do equipamento, na manhã de domingo (14).

Faça parte do grupo do Diário no WhatsApp e Telegram.
Mantenha-se bem informado.

Apesar de estar localizada no município de São Vicente, a Prefeitura não tem o poder de fazer melhorias na ponte, sendo essa uma responsabilidade do Departamento de Estradas de Rodagem do Estado de São Paulo (DER/SP). "Temos a capacidade e responsabilidade de fiscalizar e cobrar o Estado", ressaltou o prefeito na live.

Amado esclareceu que, desde o início de seu mandato, já realizou inúmeras cobranças a respeito dessa manutenção. "Fui fazendo uma série de requisições e a ponte foi ficando cada vez pior". Em outubro do ano passado, o prefeito levou o problema diretamente para o Rodrigo Garcia, então vice-governador, explicando que além das manutenções, o equipamento precisava de uma reforma. 

Segundo Kayo Amado, desde então, começou a tramitar o processo de contratação de uma empresa que fizesse essas melhorias. Em março, o DER publicou uma licitação, que foi declarada deserta, pois nenhuma empresa manifestou interesse pelo projeto.

Uma nova licitação está aberta e as propostas serão recebidas em sessão pública que será realizada na tarde desta quarta-feira (17). O valor estimado para a execução da obra é de R$ 5.259.311,38 e o prazo de execução dos serviços é de oito meses. 

O edital tem por objeto a Contratação das obras e serviços de substituição do tabuleiro carroçável da Ponte Pênsil e seus gradis metálicos e manutenção corretiva em elementos metálicos (estrutura e cabos de sustentação), sobre o Mar Pequeno.

O prefeito de São Vicente esclareceu, ainda, que está cobrando iniciativas imediatas para evitar mais acidentes. "Liguei para o governador e disse que não dá mais para esperar pela empresa (que vencerá o edital). Ele se comprometeu a trazer uma empresa para fazer uma manutenção paliativa até que se faça toda a contratação. Um veículo do DER esteve no local hoje, fizeram vistoria e colocaram uma sinalização, além disso outra equipe virá fazer a manutenção paliativa". 

Na manhã deste domingo (14), um motociclista caiu após ficar com a moto presa entre as tábuas da Ponte PênsilNeste domingo (14), um motociclista caiu após ficar com a
moto presa entre as tábuas da ponte. Crédito: Reprodução

Última reforma total

Em 2014, quando a ponte completou 100 anos, foram realizadas obras de reforma que contaram com a supervisão do DER. O investimento nas intervenções foi de R$ 33,1 milhões, do Governo do Estado.

Na ocasião, a Ponte Pênsil teve seus 16 cabos de sustentação, que totalizam 256 metros de extensão, trocados. Para tanto, uma estrutura foi especialmente construída com o objetivo de manter os cabos provisórios até que o cabeamento definitivo, importado da Itália, fosse colocado.

Durante a reforma, também foram realizadas obras para reparos das torres e troca do antigo tabuleiro.

A restauração acabou levando 27 meses, em razão de imprevistos durante a reforma, como rachaduras descobertas nos blocos de sustentação dos cabos. Sendo assim, depois de fechada em 2013 para ser recuperada, a Ponte Pênsil só voltou a ser aberta em 2015.

VEJA TAMBÉM

ÚLTIMAS

Cotidiano

Conheça os bairros onde mais se furtam ou roubam veículos em São Vicente

A Secretaria de Segurança Pública do Estado de São Paulo (SP) tabulou todos os dados sobre furtos ou roubos

Santos

Após 74 anos, Associação Desportiva da Polícia Militar fecha as portas

Tradicional clube aberto ao público, no Canal 6, dará espaço a nova unidade da PM

©2024 Diário do Litoral. Todos os Direitos Reservados.

Software

Newsletter