X

Cultura

Jornalista lança seu primeiro livro-romance neste sábado (16) em São Vicente

Renato Pirauá retrata Macunaíma, personagem do escritor Mário de Andrade, em obra de romance, de 80 páginas

Da Reportagem

Publicado em 14/04/2022 às 12:30

Comentar:

Compartilhe:

A-

A+

Os s presentes poderão tomar um café da tarde e ter a obra autografada pelo autor / Divulgação/ Prefeitura de São Vicente

Em homenagem ao centenário do Movimento Modernista no Brasil, o jornalista Renato Pirauá Cabral lança seu primeiro romance neste sábado (16), a partir das 16 horas, em São Vicente. O endereço escolhido para a divulgação da obra sobre Macunaíma, do escritor Mário de Andrade, é o Instituto Histórico e Geográfico de São Vicente (Rua Frei Gaspar, 280 – Centro). O livro estará à venda por R$ 30,00 e os presentes poderão tomar um café da tarde e ter a obra autografada pelo autor.

Pirauá, nascido em Santos, considera-se “calunga” também, e é professor de língua portuguesa da rede municipal de ensino de São Vicente. Ele fala sobre sua obra Entrevista com Macunaíma – A lenda além do caráter. “O que me motivou a escrever o livro foi a proximidade do centenário do Modernismo no Brasil. Embora o início do movimento tenha surgido na Semana de 1922, o Macunaíma é o grande personagem dessa primeira fase modernista. O “herói sem caráter” do Mário de Andrade está para a literatura como Lampião está para o cangaço. Então pensei: ‘por que não juntar os dois na mesma história, imaginando-se que Macunaíma tenha existido?”

Faça parte do grupo do Diário no WhatsApp e Telegram.
Mantenha-se bem informado.

A obra
Em meio à coleta de informações para uma matéria especial, o repórter Fernando Renard viaja ao estado de Sergipe para entrevistar um ex-cangaceiro. Seu Mair faz revelações surpreendentes, envolvendo dois anti-heróis do século XX, Lampião e Macunaíma, personagens que carregam a brasilidade de um país permeado desde sempre pela miséria, e que clama por justiça – muitas vezes confundida com vingança – e igualdade. Se o destino providenciasse que os caminhos desses dois vultos se cruzassem, certamente ambos teriam muito a ensinar e a aprender um com o outro.

O escritor
Renato Pirauá Cabral nasceu em Santos em 27 de novembro de 1970, e trabalhou como jornalista nos jornais Diário Popular, Diário de S. Paulo e Jornal da Tarde.

Passou ainda pela TV Record Litoral, Rádio Cultura de Santos e pelas assessorias de imprensa das prefeituras de Santos e São Vicente.

Além de ser formado em Comunicação Social, em Letras e em Ciências Sociais, Pirauá é pós-graduado em Docência e Pesquisa para o Ensino Superior.

Apoie o Diário do Litoral
A sua ajuda é fundamental para nós do Diário do Litoral. Por meio do seu apoio conseguiremos elaborar mais reportagens investigativas e produzir matérias especiais mais aprofundadas.

O jornalismo independente e investigativo é o alicerce de uma sociedade mais justa. Nós do Diário do Litoral temos esse compromisso com você, leitor, mantendo nossas notícias e plataformas acessíveis a todos de forma gratuita. Acreditamos que todo cidadão tem o direito a informações verdadeiras para se manter atualizado no mundo em que vivemos.

Para o Diário do Litoral continuar esse trabalho vital, contamos com a generosidade daqueles que têm a capacidade de contribuir. Se você puder, ajude-nos com uma doação mensal ou única, a partir de apenas R$ 5. Leva menos de um minuto para você mostrar o seu apoio.

Obrigado por fazer parte do nosso compromisso com o jornalismo verdadeiro.

VEJA TAMBÉM

ÚLTIMAS

Cotidiano

'Vovô do iFood' é atropelado em Guarujá e motociclista morre na hora

Os dois se envolveram em um acidente na Avenida dos Caiçaras, no bairro Jardim Las Palmas, no final da tarde deste domingo (05)

ESTÁ EM MANAUS

Bolsonaro volta a buscar hospital por causa de dores no abdômen

Ex-presidente já tinha ficado internado por causa de um quadro de erisipela, entre sexta-feira e sábado

©2024 Diário do Litoral. Todos os Direitos Reservados.

Software

Newsletter