Cultura

Jornalista lança seu primeiro livro-romance neste sábado (16) em São Vicente

Renato Pirauá retrata Macunaíma, personagem do escritor Mário de Andrade, em obra de romance, de 80 páginas

Da Reportagem

Publicado em 14/04/2022 às 12:30

Compartilhe:

Os s presentes poderão tomar um café da tarde e ter a obra autografada pelo autor / Divulgação/ Prefeitura de São Vicente

Em homenagem ao centenário do Movimento Modernista no Brasil, o jornalista Renato Pirauá Cabral lança seu primeiro romance neste sábado (16), a partir das 16 horas, em São Vicente. O endereço escolhido para a divulgação da obra sobre Macunaíma, do escritor Mário de Andrade, é o Instituto Histórico e Geográfico de São Vicente (Rua Frei Gaspar, 280 – Centro). O livro estará à venda por R$ 30,00 e os presentes poderão tomar um café da tarde e ter a obra autografada pelo autor.

Pirauá, nascido em Santos, considera-se “calunga” também, e é professor de língua portuguesa da rede municipal de ensino de São Vicente. Ele fala sobre sua obra Entrevista com Macunaíma – A lenda além do caráter. “O que me motivou a escrever o livro foi a proximidade do centenário do Modernismo no Brasil. Embora o início do movimento tenha surgido na Semana de 1922, o Macunaíma é o grande personagem dessa primeira fase modernista. O “herói sem caráter” do Mário de Andrade está para a literatura como Lampião está para o cangaço. Então pensei: ‘por que não juntar os dois na mesma história, imaginando-se que Macunaíma tenha existido?”

Faça parte do grupo do Diário no WhatsApp e Telegram.
Mantenha-se bem informado.

A obra
Em meio à coleta de informações para uma matéria especial, o repórter Fernando Renard viaja ao estado de Sergipe para entrevistar um ex-cangaceiro. Seu Mair faz revelações surpreendentes, envolvendo dois anti-heróis do século XX, Lampião e Macunaíma, personagens que carregam a brasilidade de um país permeado desde sempre pela miséria, e que clama por justiça – muitas vezes confundida com vingança – e igualdade. Se o destino providenciasse que os caminhos desses dois vultos se cruzassem, certamente ambos teriam muito a ensinar e a aprender um com o outro.

O escritor
Renato Pirauá Cabral nasceu em Santos em 27 de novembro de 1970, e trabalhou como jornalista nos jornais Diário Popular, Diário de S. Paulo e Jornal da Tarde.

Passou ainda pela TV Record Litoral, Rádio Cultura de Santos e pelas assessorias de imprensa das prefeituras de Santos e São Vicente.

Além de ser formado em Comunicação Social, em Letras e em Ciências Sociais, Pirauá é pós-graduado em Docência e Pesquisa para o Ensino Superior.

VEJA TAMBÉM

ÚLTIMAS

FIQUE ATENTO

Sistema Anchieta-Imigrantes está com operação 5x3 em vigor

Para a descida os motoristas devem usar a pista sul da Anchieta e pista sul da Imigrantes; já para subida a opção é a pista norte da Imigrantes

PLEITO MUNICIPAL

Eleições 2024: convenções partidárias se iniciam neste sábado

Pela norma, os partidos deverão escolher os políticos que vão disputar o pleito até 5 de agosto

©2024 Diário do Litoral. Todos os Direitos Reservados.

Software

Newsletter