São Vicente

Idosos do Lar Vicentino testam negativo para Covid-19

Ao todo, 66 pessoas foram testadas. Destas, 30 residem na casa de repouso

Da Reportagem

Publicado em 15/09/2020 às 11:30

Compartilhe:

Compartilhe no WhatsApp Compartilhe no Facebook Compartilhe no Twitter Compartilhe por E-mail

Os testes foram doados ao Lar Vicentino pelo Banco Itaú por meio do projeto “Todos pela Saúde” / Bárbara Farias Comunicação / Divulgação

Continua depois da publicidade

Todos os idosos do Lar Vicentino Assistência à Velhice, em São Vicente, testaram negativo para Covid-19. No último dia 2, os idosos e os funcionários da instituição foram submetidos ao exame RT-PCR que consiste na coleta de amostras de secreção através de swab (cotonete) de nasofaringe (nariz) e orofaringe (garganta). Ao todo, 66 pessoas foram testadas. Destas, 30 residem na casa de repouso.  

Faça parte do grupo do Diário no WhatsApp e Telegram.
Mantenha-se bem informado.

Os testes foram doados ao Lar Vicentino pelo Banco Itaú por meio do projeto “Todos pela Saúde”. A iniciativa visa combater a Covid-19 junto à população idosa e o público-alvo são residentes e colaboradores das Instituições de Longa Permanência para Idosos (ILPIs). A testagem RT-PCR (coleta de swab) foi realizada pelo laboratório Testes Moleculares, do Grupo ETG.

Continua depois da publicidade

O teste é considerado o 'padrão ouro' ou 'padrão de referência', para identificação do novo coronavírus e confirmação da covid-19. Para isso, o teste busca detectar o RNA do vírus através da amplificação do ácido nucleico pela reação em cadeia da polimerase.

Os resultados comprovam a eficácia das medidas de segurança sanitária e cuidados à saúde adotados pela direção do Lar Vicentino nos últimos seis meses de quarentena. Desde março até agora nenhum idoso contraiu a Covid-19.

Continua depois da publicidade

“Desde o início da pandemia, em março, tomamos todas as medidas recomendadas pela Organização Mundial de Saúde (OMS) para evitar a disseminação do novo coronavírus entre os idosos. Acredito que os resultados negativos para a Covid-19 confirmam a eficácia das medidas rigorosas que adotamos. Agradecemos imensamente ao Banco Itaú pela doação dos testes”, afirma o presidente do Lar Vicentino, Nelson Ventura.

As visitas de familiares, voluntários e de grupos religiosos foram canceladas para evitar o contato com os idosos. Apenas funcionários e equipe médica do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu), caso seja necessário, estão autorizados a entrar nas dependências do Lar Vicentino.

Os passeios dos idosos foram cancelados. As datas festivas ou do calendário anual estão sendo realizadas internamente com a equipe de funcionários, sem as presenças de músicos e grupos de dança, que geralmente se apresentam voluntariamente para entreter os idosos.

Continua depois da publicidade

Quanto às medidas de prevenção, dispensadores contendo álcool em gel foram instalados em pontos de circulação de pessoas nas dependências da casa de repouso, bem como cartazes com as seguintes orientações: lavar as mãos, passar álcool em gel e utilizar máscara.

Os familiares dos idosos compreenderam e elogiaram a iniciativa de cancelar as visitas. Apenas solicitaram fotos e vídeos diários para acompanharem seus entes queridos. Para solucionar esta questão, a assistente social do Lar Vicentino, Kelly Farias, que acompanha diariamente os residentes, tem feito fotos e vídeos deles. Ela envia o material para os familiares que também enviam vídeos com mensagens para os idosos. A assistente social também conversa com os idosos lúcidos para explicar-lhes sobre a pandemia do novo coronavírus e informar-lhes sobre a necessidade da ausência dos familiares neste momento.

Mais Sugestões

Conteúdos Recomendados

©2025 Diário do Litoral. Todos os Direitos Reservados.

Software