X

São Vicente

Guarda Civil Ambiental realiza resgate de animais silvestres em SV

Uma cobra d’água, uma tartaruga e duas aves foram salvas pela equipe

Da Reportagem

Publicado em 08/01/2021 às 20:43

Comentar:

Compartilhe:

A-

A+

Uma tartaruga Tigre d’água fêmea foi encontrada no Itararé / Divulgação/PMSV

O trabalho da Guarda Civil Ambiental de São Vicente foi responsável por quatro resgates na quinta-feira (07). O primeiro animal a ser salvo foi um filhote de pássaro Curruíra que, após bater em um ventilador de teto, sofreu fratura na pata direita. A ave estava no Parque Bitaru e foi encaminhada ao Centro de Pesquisa e Triagem de Animais Selvagens (Ceptas), em Cubatão, para tratamento.

No período da tarde, a equipe retirou uma cobra d’água de uma via pública nas proximidades da Praia dos Milionários. O réptil foi socorrido e solto em um manguezal. Essa espécie é comum em lugares com cursos de água, por isso são boas nadadoras. Sendo assim o mangue é um dos seus habitats naturais.

Logo após, a GCM Ambiental foi solicitada pelo Grupamento de Bombeiros do Mar (GBMAR) para resgatar outro pássaro, desta vez um filhote de Sanhaço-cinzento, na praia do Gonzaguinha. A ave foi encaminhada para uma clinica veterinária no Guarujá.

Para finalizar o dia, o pelotão foi acionado para a rua José Adorno, no bairro Itararé, onde encontrou uma tartaruga Tigre d’água fêmea.

Em caso de resgate ou denúncia ligar para a Secretaria do Meio Ambiente e Defesa Animal, pelos telefones (13) 3569-2274 e (13) 99679-3604, na GCM pelo número 153, ou pelos e-mails [email protected] e [email protected].

 

Fiscalizações – Além do serviço de resgates, a GCM Ambiental também é responsável por outros serviços. No dia 5 de janeiro, em fiscalização na Av. Capitão Luiz Hourneaux (Jardim Guassu), a equipe flagrou uma reforma irregular em imóvel. A descoberta se deu após a verificação de um caminhão que obstruía a via. Conforme a Lei 877/17, artigo 15, ANEXO I e  ref. 10,  foi feita a notificação, por não apresentar o Plano de Gerenciamento de Resíduo da Construção Civil (PGRCC).  O condutor do caminhão foi orientado a fazer um novo Cadastro do Município e a entregar o comprovante do depósito do resíduo de construção.

Apoie o Diário do Litoral
A sua ajuda é fundamental para nós do Diário do Litoral. Por meio do seu apoio conseguiremos elaborar mais reportagens investigativas e produzir matérias especiais mais aprofundadas.

O jornalismo independente e investigativo é o alicerce de uma sociedade mais justa. Nós do Diário do Litoral temos esse compromisso com você, leitor, mantendo nossas notícias e plataformas acessíveis a todos de forma gratuita. Acreditamos que todo cidadão tem o direito a informações verdadeiras para se manter atualizado no mundo em que vivemos.

Para o Diário do Litoral continuar esse trabalho vital, contamos com a generosidade daqueles que têm a capacidade de contribuir. Se você puder, ajude-nos com uma doação mensal ou única, a partir de apenas R$ 5. Leva menos de um minuto para você mostrar o seu apoio.

Obrigado por fazer parte do nosso compromisso com o jornalismo verdadeiro.

VEJA TAMBÉM

ÚLTIMAS

Santos

Grupo Soweto está entre atrações de maio do Sesc de Santos

Shows do próximo mês já começam com apresentação do grupo Fat Family; confira a programação

Praia Grande

Entenda o caso do adolescente que morreu após agressões em escola de PG

Ainda não se sabe se as agressões têm alguma relação com a morte

©2024 Diário do Litoral. Todos os Direitos Reservados.

Software

Newsletter