Gonzaguinha e Centro ganham Base Descentralizada do Samu

O espaço localizado na orla conta com duas equipes de profissionais

Comentar
Compartilhar
22 SET 2020Por Da Reportagem20h30
Instalada em um quiosque, que foi adequado para a atividade de saúde, a nova Base Descentralizada fica ao lado do Posto de Enfermagem do GonzaguinhanhaFoto: Divulgação/Prefeitura de São Vicente

As chamadas feitas para o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) a partir da Praia do Gonzaguinha e do Centro de São Vicente estão sendo assistidas com muito mais agilidade e rapidez desde segunda-feira (21).

Seguindo os moldes de outras seis já implantadas no Município, a Secretaria de Saúde (Sesau) entregou a Base Descentralizada do Samu Gonzaguinha. O espaço, adequado para abrigar com conforto os profissionais que atendem ao serviço de resgate vicentino, conta com duas equipes de profissionais. Cada uma delas é composta por um condutor e um auxiliar de enfermagem.

A exemplo das bases Praia do Itararé, Parque Bitaru (Bombeiros), Cidade Náutica, Etecri/Vila Margarida, Área Continental (Bombeiros) e Japuí, a Base Gonzaguinha tem atividades 24 horas por dia, todos os dias da semana.

Trabalho integrado

Instalada em um quiosque, que foi adequado para a atividade de saúde, no calçadão da Praia do Gonzaguinha, a nova Base Descentralizada fica ao lado do novo Posto de Enfermagem do Gonzaguinha, entregue no dia 14 de agosto. Com a proximidade, o trabalho será integrado, garantindo ainda mais segurança à saúde de munícipes e visitantes.

Posto de Enfermagem

O Posto de Enfermagem do Gonzaguinha oferece serviços de orientação geral em saúde, aferição de pressão arterial, teste de glicemia, curativos emergenciais, oxigenoterapia de emergência, orientação geral em saúde e distribuição de preservativos.

Atendendo das 8 às 17 horas, de segunda a sexta-feira, e das 8 às 14 horas, aos sábados, o espaço passou por reformas para adaptar o ambiente aos atendimentos.

O Posto de Enfermagem, que conta com três cômodos, sendo uma sala de acolhimento, uma de enfermagem e banheiro para funcionários, em breve retomará o Agita São Vicente. A atividade é voltada à saúde de idosos com a atuação de enfermeiro e fisioterapeuta.