Ao todo, foram encontradas 11 gaiolas / Divulgação/PMSV
Continua depois da publicidade
A Inspetoria Ambiental da Guarda Civil Municipal de São Vicente deteve seis pessoas por manter e transportar aves da fauna silvestre sem autorização legal. A ocorrência foi registrada durante patrulhamento pela Avenida Irmã Dolores.
A equipe abordou inicialmente um homem que carregava duas gaiolas com aves silvestres. Questionado sobre a documentação exigida para a criação e transporte dos animais, ele não apresentou qualquer autorização de órgão ambiental competente. O suspeito informou que pretendia negociar os pássaros e que seguia em direção a um ponto de ônibus.
Continua depois da publicidade
Durante a revista pessoal, os agentes encontraram uma chave de veículo no bolso do abordado. Ao acionar o alarme, foi identificado um automóvel estacionado próximo à equipe, pertencente ao suspeito.
Na sequência, os guardas visualizaram outras gaiolas com aves dentro de veículos estacionados nas imediações.
Continua depois da publicidade
Pouco depois, os proprietários dos automóveis compareceram ao local, foram abordados e identificados. Ao todo, foram encontradas 11 gaiolas — uma delas vazia — e 10 aves silvestres mantidas irregularmente em cativeiro.
Os seis envolvidos foram encaminhados ao 3º Distrito Policial, onde permaneceram à disposição da autoridade policial.
A Guarda Civil Municipal pode ser acionada pelo telefone 153. Em casos de emergência, a população também pode contatar a Polícia Militar pelo 190.
Continua depois da publicidade