A Inspetoria Ambiental da Guarda Civil Municipal de São Vicente deteve seis pessoas por manter e transportar aves da fauna silvestre sem autorização legal. A ocorrência foi registrada durante patrulhamento pela Avenida Irmã Dolores.
A equipe abordou inicialmente um homem que carregava duas gaiolas com aves silvestres. Questionado sobre a documentação exigida para a criação e transporte dos animais, ele não apresentou qualquer autorização de órgão ambiental competente. O suspeito informou que pretendia negociar os pássaros e que seguia em direção a um ponto de ônibus.
Durante a revista pessoal, os agentes encontraram uma chave de veículo no bolso do abordado. Ao acionar o alarme, foi identificado um automóvel estacionado próximo à equipe, pertencente ao suspeito.
Na sequência, os guardas visualizaram outras gaiolas com aves dentro de veículos estacionados nas imediações.
Pouco depois, os proprietários dos automóveis compareceram ao local, foram abordados e identificados. Ao todo, foram encontradas 11 gaiolas — uma delas vazia — e 10 aves silvestres mantidas irregularmente em cativeiro.
Os seis envolvidos foram encaminhados ao 3º Distrito Policial, onde permaneceram à disposição da autoridade policial.
Denúncias
A Guarda Civil Municipal pode ser acionada pelo telefone 153. Em casos de emergência, a população também pode contatar a Polícia Militar pelo 190.
