Os animais foram devolvidos à natureza em uma área protegida da Mata Atlântica / Divulgação/PMSV
Continua depois da publicidade
Durante uma ação de patrulhamento no Jardim Irmã Dolores, a Guarda Civil Municipal (GCM) de São Vicente localizou aves silvestres mantidas ilegalmente em cativeiro. Os animais estavam presos em gaiolas dispostas em condições inadequadas, penduradas em coqueiros e também posicionadas diretamente no solo.
A operação ocorreu em uma feira do rolo e resultou no resgate de nove aves de diferentes espécies. Os animais foram devolvidos à natureza em uma área protegida da Mata Atlântica, reforçando o compromisso com a preservação ambiental e o combate ao comércio ilegal de fauna.
Continua depois da publicidade
Foram encontradas um Coleiro, dois Sairás Azuis, dois Pixoxós, quatro Canários da Terra e dois Canários Belgas. Após o resgate, as aves foram soltas no Parque Estadual Xixová-Japuí, unidade de conservação com cerca de 900 hectares, onde ecossistemas como mata de restinga, encosta e áreas marinhas são protegidos.
Além das aves, a GCM também recolheu itens utilizados no transporte e contenção dos animais. Entre eles, dez gaiolas, um instrumento de captura conhecido como “bate”, 15 caixas de papel, duas fitas adesivas, um comedouro e um pote de ração.
Continua depois da publicidade
Aves silvestres desempenham papel essencial na manutenção da biodiversidade e no equilíbrio ecológico. Espécies como as resgatadas contribuem para o controle de insetos e dispersão de sementes, sendo indispensáveis aos ecossistemas naturais.
A população pode colaborar com a proteção da fauna. Em caso de flagrante de maus-tratos ou avistamento de animais silvestres em risco, é possível acionar a GCM Ambiental pelo telefone 153. A participação dos moradores é fundamental no combate às práticas ilegais envolvendo a vida animal.