As técnicas serão expandidas ao efetivo do Município, segundo a Prefeitura / Divulgação/PMSV
Continua depois da publicidade
Visando proporcionar um atendimento ainda mais ágil e eficaz à população, a Guarda Civil Municipal de São Vicente (GCM-SV) marcou presença em uma capacitação para o uso de tecnologias não letais, realizada de terça a quinta-feira (7 a 9), na Condor Tecnologias Não-Letais, em Nova Iguaçu (RJ).
A iniciativa visa aprimorar as técnicas dos agentes de segurança e expandi-las ao efetivo do Município, tendo em vista que os alunos capacitados no Rio de Janeiro aplicarão o manuseio dos equipamentos a toda a corporação em São Vicente.
Continua depois da publicidade
"A experiência foi fundamental para a utilização adequada das tecnologias. Os recursos estão à disposição e cabe a nós utilizarmos da melhor forma. Isso possibilitará um atendimento mais qualificado e veloz à população", explica o comandante Rubens Goes.
Além das guardas municipais, os encontros reuniram forças de segurança da esfera policial, como as polícias Militar (PM), Civil e Judiciária.
Continua depois da publicidade
Inovação
São Vicente tem passado por uma reformulação no cenário da segurança pública, atrelando modernização e qualificação profissional. A atual administração, desde o início do mandato, entregou dez novas viaturas adaptadas ao uso policial à GCM - no início, apenas quatro estavam à disposição e todas sucateadas.
Em setembro de 2022, foi inaugurado o Centro de Controle Operacional (CCO), com o primeiro sistema de monitoramento da história de São Vicente. O espaço integra profissionais da GCM, PM e Secretaria de Mobilidade Urbana (Semob), assegurando a fiscalização de pontos estratégicos por meio de 30 totens de segurança espalhados pelo Município. Os equipamentos totalizam 180 câmeras, funcionando 24h por dia, e possuem botão do pânico, no qual o indivíduo pode acionar os agentes de plantão e registrar eventuais demandas criminais.
Continua depois da publicidade
A reformulação no sistema de segurança não é feita somente de entregas, mas também por meio da qualificação profissional. A GCM tem passado por capacitações constantes e vem trabalhando métodos preventivos para coibir a criminalidade. Recentemente, os agentes passaram por treinamentos do uso de arma de fogo, mecanismo que, em breve, estará à disposição do efetivo, a fim de oferecer ainda mais segurança aos vicentinos.
Além disso, os agentes agora contam com radiocomunicadores, aparelhos com sistema de geolocalização que facilitam e agilizam o atendimento das ocorrências no dia a dia.