A história do Compartilhartes começou em 2017 / Divulgação/PMSV
Continua depois da publicidade
Neste domingo (27), São Vicente receberá a terceira edição do Festival Compartilhartes – Culturas Periféricas em Confluência, com uma programação gratuita e diversa que ocupará as ruas com música, dança, teatro, oficinas e manifestações culturais populares.
O evento acontece das 14h às 22h na praça localizada no encontro das ruas Leonardo Nunes e Lourival Moreira do Amaral, próximo ao número 300, em área periférica da cidade.
Continua depois da publicidade
A história do Compartilhartes começou em 2017, quando o grupo de teatro da Escola Estadual José Nigro decidiu transformar o Ginásio Poliesportivo Dondinho.
Por um mês, artistas voluntários revitalizaram o espaço e realizaram oficinas, exibições de filmes, apresentações teatrais e encontros formativos, dando origem ao movimento artístico que hoje se consolida como um dos principais eventos de arte periférica da região.
Continua depois da publicidade
Na segunda edição, o projeto retornou às raízes e ocupou novamente a escola onde nasceu. Oficinas culturais foram ministradas no próprio ambiente escolar, conectando alunos e a comunidade com artistas da cidade e promovendo a valorização da cultura produzida nas margens.
A edição deste ano promete uma programação ainda mais abrangente, com atrações de ritmos como reggae, funk e rap, apresentações de grupos de capoeira, dança urbana, teatro de rua, hip hop e até a participação de uma bateria de escola de samba.
Toda essa efervescência cultural será apresentada ao ar livre, numa grande celebração do poder da arte de rua e da cultura periférica.
Continua depois da publicidade
Para o idealizador do projeto, Igô de Guaiaó, o Compartilhartes reafirma a importância de tornar a arte acessível e presente em espaços públicos.
“Chegamos à terceira edição com a certeza de que a cultura precisa ocupar as praças, as ruas, os bairros periféricos. Nosso objetivo é democratizar o acesso à arte e dar visibilidade às expressões artísticas que nascem longe dos grandes centros”, explica.
Entre abril e maio deste ano, o projeto voltou à Escola José Nigro com uma nova série de oficinas, ministradas por artistas de diferentes linguagens culturais, fortalecendo a relação entre arte, comunidade e educação. A continuidade do festival é também resultado de políticas públicas de incentivo.
Continua depois da publicidade
O Compartilhartes – Culturas Periféricas em Confluência foi um dos projetos selecionados pelo Edital de Chamamento Público 08/2023, da Secretaria de Cultura de São Vicente, com recursos oriundos da Lei Paulo Gustavo, voltada ao fomento cultural em todo o país.
O apoio permitiu a expansão da programação e o envolvimento de ainda mais artistas e moradores da região.
Com sua proposta de ocupação criativa, o festival reafirma a potência da arte periférica e o papel transformador da cultura quando acessível a todos.
Continua depois da publicidade