O evento será marcado pela inauguração da estátua de Yemanjá / Divulgação
Continua depois da publicidade
Uma noite vibrante de fé, cultura e solidariedade está marcada para transformar o cenário vicentino. No próximo sábado, 15 de novembro, o município de São Vicente celebrará o Dia Nacional da Umbanda com uma grande festa no tradicional Ilha Porchat Clube, a partir das 18h.
O evento é um marco na valorização das religiões de matriz africana e promete reunir fiéis, artistas e líderes religiosos em uma celebração de resistência e tolerância.
Continua depois da publicidade
A celebração vai além da festa e promete ser um evento histórico para a cidade. Pela manhã, haverá a aguardada inauguração da estátua de Yemanjá de São Vicente, que será instalada na Praia dos Milionários, em frente ao Ilha Porchat Clube, simbolizando o reconhecimento municipal da divindade.
Outro ponto alto é a apresentação dos resultados do Mapeamento das Casas de Matrizes Africanas de São Vicente. Este censo inédito visa mensurar o número de terreiros e praticantes para garantir que as políticas públicas cheguem a toda a cultura afro-brasileira da cidade.
Continua depois da publicidade
O babalawo Léo Pinheiro enfatiza a importância cívica do levantamento: “Estes dados representam um ato de reconhecimento e pertencimento. É saber quem somos, onde estamos e, a partir disso, garantir que as políticas públicas cheguem também aos nossos terreiros e à cultura afro-brasileira praticados na cidade.”
Na parte artística, o público será embalado por apresentações regionais, incluindo os cantores Thuan e Júnior dos Santos, além de performances vibrantes dos grupos Bar do Zé e Maracatu Zabelê, de Cubatão.
A babá de Umbanda, Mariângela César de Oliveira, destaca a relevância do evento para a convivência pacífica na cidade: "Promover o respeito e a tolerância entre diferentes religiões e valorizar a contribuição da Umbanda para a diversidade espiritual da cidade. Essa comemoração reafirma a importância da convivência pacífica e da preservação das tradições afro-brasileiras”.
Continua depois da publicidade
A entrada para a festa será mediante a doação de 1 kg de alimento não perecível. Todos os mantimentos arrecadados serão revertidos para as ações sociais da Prefeitura, destinadas a amparar mulheres vítimas de violência doméstica e em situação de vulnerabilidade no município.
A Festa do dia Nacional de Umbanda é uma parceria entre o Conselho Municipal de Promoção de Igualdade Racial, o CEUSA, e o CEUSJ, com o apoio da Secretaria de Direitos Humanos da Prefeitura.