A ecobarreira atua como um filtro que retém lixo flutuante / Divulgação/PMSV
Continua depois da publicidade
Reconhecida por desenvolver projetos voltados à preservação ambiental, a AMEI Vera Lúcia Machado Massis, localizada no bairro Cidade Náutica III, em São Vicente, inicia nesta quinta-feira (14) mais uma iniciativa para proteger os manguezais da região.
A partir das 9h30, em parceria com o Instituto Nova Maré, a escola de tempo integral instalará uma ecobarreira em um trecho do ecossistema conhecido como “Maré”, próximo à unidade, onde frequentemente são realizadas atividades educativas sobre o meio ambiente.
Continua depois da publicidade
No período da tarde, às 14h30, estudantes participarão de uma ação de conscientização junto à comunidade, explicando o funcionamento da estrutura e sua importância para evitar que resíduos sólidos cheguem ao mar.
A ecobarreira atua como um filtro que retém lixo flutuante, como garrafas plásticas e sacolas, permitindo a passagem da água, mas bloqueando a dispersão dos resíduos.
Continua depois da publicidade
A AMEI Vera Lúcia Machado Massis se destaca por seu engajamento em causas ambientais, estando situada entre a Serra do Mar e o Oceano Atlântico, áreas ricas em biodiversidade, mas que sofrem com poluição e degradação, especialmente nos manguezais.
Em julho, a escola conquistou a segunda e a terceira colocações no Prêmio ODS Boas Práticas na Educação, com os projetos “MareCraft” e “Da Maré ao Mar, Vamos Surfar?”, além de ter participado com a proposta “#coisasdovera”.
Recentemente, a instituição também foi escolhida pelo Ministério da Educação para representar São Vicente no programa de Experiências Inspiradoras de Gestão e Projetos Pedagógicos de Educação em Tempo Integral.
Continua depois da publicidade