X

São Vicente

Em São Vicente, cerca de 300 pessoas se reúnem para o mutirão 'Adote uma Escola'

 No primeiro final de semana da ação, oito unidades municipais receberam serviços de pequenos reparos, pintura, troca de lâmpadas e jardinagem 

Da Reportagem

Publicado em 22/02/2021 às 13:00

Comentar:

Compartilhe:

A-

A+

Logo no início da ação, o prefeito Kayo Amado chegou para acompanhar os serviços executados e também botou a mão na massa / Divulgação

“Pertencimento”. Este foi o principal sentimento que tomou conta dos participantes do primeiro mutirão “Adote uma escola”, realizado no final de semana, a partir de uma convocação do prefeito Kayo Amado. Cerca de 300 voluntários se dividiram entre oito escolas nesta primeira etapa realizada no sábado (20) e domingo (21). 

As unidades de ensino receberam serviços de manutenção, pintura, troca de lâmpadas, limpeza e jardinagem, como a EMEF Antonio Fernando dos Reis, na Vila Voturuá, que teve a professora Vandilma Silva Galindo como coordenadora dos trabalhos. “Este mutirão representa a reaproximação com as escolas, o restabelecimento dos vínculos da comunidade com a escola. É assim que resgatamos valores como a cultura do cuidado, da conscientização e do pertencimento.”

Logo no início da ação, o prefeito Kayo Amado chegou para acompanhar os serviços executados e também botou a mão na massa. Além de ajudar a limpar a quadra de esportes, o prefeito fez a pintura de um dos muros da escola.

Secretários municipais, servidores e vereadores se juntaram aos professores, diretores, vizinhos e pais de alunos que se empenharam para deixar as escolas mais bonitas e em melhores condições para receberem os alunos na volta às aulas. O secretário de Desenvolvimento Urbano e Obras Públicas, Paulo Fiamenghi, explicou que a ação foi organizada considerando duas etapas. “Na primeira, durante a semana, a Sedup realiza o trabalho mais pesado, como reparo nos telhados, da rede hidráulica e elétrica. No fim de semana, os voluntários fazem os serviços de retoques de pintura, jardinagem e limpeza”.

Além dos reparos, os voluntários também se preocuparam em deixar a escola mais bonita para as crianças. A EMEF Octávio de Césare, no Catiapoã, contou com a participação do grafiteiro Nilo, que decorou a entrada e os corredores da escola. “É um sentimento bonito, de tomar posse do que é nosso, do que é público e de fazer a nossa parte como cidadão.”

Também receberam benfeitorias do mutirão as seguintes escolas: EMEF Raquel de Castro Ferreira (Parque Bitaru), EMEI Maria Elizabeth Ramos da Silva (Samaritá), EMEI Clemente Ferreira (Vila Melo), EMEIEF Mauro Aparecido de Godoy (Pompeba), EMEIEF Província de Okinawa (Vila Margarida) e EMEIEF Professor Gilson Kool (Vila Mathias).

A Secretária de Educação, Nívea Marsili disse que o trabalho do mutirão foi emocionante. “A escola que a gente sonha é a escola para a criança feita pela criança e por toda a comunidade. Houve momentos em que todo mundo se emocionou com a ação, com o trabalho que estava sendo realizado e principalmente com os resultados.”

Para o prefeito Kayo Amado, o mutirão representa a parceria importante da população com o poder público.  “É uma oportunidade, não só de melhorar a cidade, mas de todo mundo se sentir parte da mudança, parte da história de São Vicente. Que movimento lindo que a gente começou nesta cidade! E podem ter certeza de que, juntos, estaremos cada vez mais fortes para fazer as mudanças que São Vicente tanto precisa”.

O mutirão Adote uma Escola continua no próximo fim de semana. Em breve a Seduc irá divulgar a lista das escolas que receberão o trabalho dos voluntários vicentinos.

Apoie o Diário do Litoral
A sua ajuda é fundamental para nós do Diário do Litoral. Por meio do seu apoio conseguiremos elaborar mais reportagens investigativas e produzir matérias especiais mais aprofundadas.

O jornalismo independente e investigativo é o alicerce de uma sociedade mais justa. Nós do Diário do Litoral temos esse compromisso com você, leitor, mantendo nossas notícias e plataformas acessíveis a todos de forma gratuita. Acreditamos que todo cidadão tem o direito a informações verdadeiras para se manter atualizado no mundo em que vivemos.

Para o Diário do Litoral continuar esse trabalho vital, contamos com a generosidade daqueles que têm a capacidade de contribuir. Se você puder, ajude-nos com uma doação mensal ou única, a partir de apenas R$ 5. Leva menos de um minuto para você mostrar o seu apoio.

Obrigado por fazer parte do nosso compromisso com o jornalismo verdadeiro.

VEJA TAMBÉM

ÚLTIMAS

Cotidiano

Ônibus colidem com posto de combustível e deixam 13 feridos em Santos; ASSISTA

O acidente ocorreu por volta das 6h30, no cruzamento da Rua Comendador Martins com a Júlio de Mesquita

Cubatão

Quer casar no Píer? Casamento Comunitário está com inscrições abertas

Segundo organizadores, ainda há vagas para a cerimônia oficial que ocorre no dia 31 de maio

©2024 Diário do Litoral. Todos os Direitos Reservados.

Software

Newsletter