Defesa Civil de SV orienta sobre riscos e cuidados com raios durante o verão

Faixas com alertas foram distribuídas pela Cidade

Guarda Civil Municipal também disponibiliza o número 153 para qualquer emergência

Guarda Civil Municipal também disponibiliza o número 153 para qualquer emergência | Divulgação/PMSV

Junto com o verão e o período de chuvas intensas, também está aberta a temporada de raios na região. A Defesa Civil de São Vicente, com o objetivo de informar munícipes e turistas sobre o perigo e prevenir acidentes decorrentes de descargas elétricas, distribuiu faixas por toda a Cidade com mensagens educativas. 

Continua após a publicidade

Os meses de maior incidência são os mais quentes, de dezembro a março. Nesse período, é importante que todos saibam quais são as recomendações a serem seguidas, a fim de se proteger durante raios e tempestades.

O engenheiro Jean de Moraes Pereira, da Defesa Civil de São Vicente, destaca que a melhor opção é procurar um lugar seguro. “Em caso de raios, procure um abrigo, uma edificação térrea ou prédio, pois geralmente possuem proteção contra descargas atmosféricas.” 

Continua após a publicidade

A Guarda Civil Municipal também disponibiliza o número 153 para qualquer emergência. 

Cuidados fora de casa durante a incidência de raios:

Continua após a publicidade

-Procure abrigo em local fechado e coberto;

-Fique longe de árvores, postes e outros objetos altos e isolados;

Continua após a publicidade

-Se tiver em um carro, feche todas as janelas e não encoste em partes metálicas;

-Não fique na praia, campo de futebol ou áreas abertas e amplas;

Continua após a publicidade

-Se estiver no mar ou em rio, saia imediatamente da água.

Cuidados dentro de casa:

Continua após a publicidade

-Desligue aparelhos da tomada (não adianta desligar o disjuntor);

-Afaste-se de janelas, tomadas e evite tomar banho;

Continua após a publicidade

-Evite utilizar qualquer telefone que tenha fio.