São Vicente

Defesa Civil de São Vicente elabora plano de prevenção a desastres naturais

A iniciativa visa mobilizar órgãos municipais para ações coordenadas durante a temporada de verão, quando há a alternância entre sol forte e chuvas intensas

Giovanna Camiotto

Publicado em 11/12/2025 às 21:00

Compartilhe:

Compartilhe no WhatsApp Compartilhe no Facebook Compartilhe no Twitter Compartilhe por E-mail

São Vicente também lançou o seu Plano de Contingência de Proteção e Defesa Civil / Divulgação/PMSV

Continua depois da publicidade

A Prefeitura de São Vicente, por meio da Secretaria de Defesa e Organização Social (Sedos), lançou nesta semana o Plano de Contingência de Proteção e Defesa Civil (PCPDC) no Município, que organiza ações de monitoramento, prevenção e resposta a eventos meteorológicos severos, reduzindo riscos e protegendo vidas.

Faça parte do grupo do Diário no WhatsApp e Telegram.
Mantenha-se bem informado.

Com a chegada do verão, também inicia-se um período de clima instável em todo o Brasil. A combinação de calor intenso com alta umidade cria um evento chamado convecção, um processo que acelera a formação de nuvens de tempestade, deixando mais comuns as alternâncias entre sol forte e chuvas intensas. 

Continua depois da publicidade

Leia Também

• Ventania causa incêndio em fiação e deixa moradores sem luz e água em São Vicente

• A 1 hora de São Paulo, esta cidade é perfeita para quem quer fugir do verão

• Homem é encontrado morto em praia do litoral de São Paulo

Focado especialmente no período de dezembro a março, o Plano orienta a tomada de decisões diante de tempestades, deslizamentos, alagamentos e demais ocorrências típicas do verão.

O objetivo é prevenir danos, minimizar impactos e garantir que todas as secretarias atuem de forma integrada, acompanhando previsões, vistoriando áreas vulneráveis, mobilizando equipes sempre que necessário e assegurando respostas rápidas durante situações críticas. Apesar da temporada oficial, o PCPDC permanece ativo enquanto houver risco meteorológico.

Continua depois da publicidade

Entre as principais atribuições do plano de contingência estão o monitoramento constante do clima e a emissão de alertas preventivos, limpeza de bocas de lobo, canais, córregos e encostas, além de ações de assistência social, vistorias em áreas de risco, atendimento emergencial integrado e comunicação oficial com a população por meio das redes da Prefeitura.

A execução do plano envolve diversas secretarias municipais, como Defesa e Organização Social (Sedos), Serviços Públicos (Sesp), Saúde (Sesau), Desenvolvimento Social (Sedes), Meio Ambiente (Semam), Educação (Seduc), Habitação e Regularização Fundiária (Sehab), Desenvolvimento Urbano (Sedurb), Mobilidade Urbana (Semob) e Imprensa e Comunicação Social (Seicom), cada uma contribuindo dentro de suas responsabilidades, desde o planejamento até a operação e divulgação das ações.

O subsecretário de Proteção e Defesa Civil, Rogério Barreto, ressalta a importância do planejamento para a segurança dos vicentinos. “Nosso principal compromisso é proteger vidas. O PCPDC reforça a importância do planejamento antecipado e da atuação integrada de todas as secretarias. Quando o Município trabalha de forma coordenada, conseguimos responder mais rápido, reduzir danos e garantir mais segurança para a população durante todo o período de chuvas".

Continua depois da publicidade

Mais Sugestões

Conteúdos Recomendados

©2025 Diário do Litoral. Todos os Direitos Reservados.

Software