X

São Vicente

Completamente lotado! São Vicente tem 100% de seus leitos ocupados, diz prefeitura

Situação do sistema de saúde na cidade já era grave até sábado, mas município registrou ocupação completa no domingo

Da Reportagem

Publicado em 07/06/2021 às 11:30

Atualizado em 07/06/2021 às 16:05

Comentar:

Compartilhe:

A-

A+

Até sábado, São Vicente ainda possuía vagas na enfermaria, mas chegada de pacientes com Covid-19 deixou sistema de saúde da cidade em situação grave / Divulgação / Prefeitura Municipal de São Vicente

O boletim de Covid-19 divulgado neste domingo (6) pela Secretaria da Saúde de São Vicente (Sesau) aponta que o município já não possui mais vagas para pacientes em suas unidades de saúde. Segundo a Prefeitura, na ala Covid do Município, que funciona dentro do Hospital São José, 47 pacientes estão internados. Ao todo, 37 leitos de enfermaria estão ocupados, o que corresponde a 100% das vagas disponíveis. Já nos leitos de UTI, dez pacientes estão internados, o que também representa 100% da capacidade total.

Ainda em seu boletim, São Vicente destaca que, até o momento, foram realizadas 35.655 testagens, com 16.631 casos positivos, 18.412 negativos e 612 no aguardo de resultado. Entre os contaminados, somam-se 15.322 altas, 870 óbitos, 395 recomendações para isolamento domiciliar e 42 internações (18 em UTI). Já dos que esperam a conclusão dos exames, estão 431 altas, 22 óbitos, 142 recomendações para isolamento domiciliar e 17 internações (uma em UTI).

Até sábado (5), São Vicente afirmava que na ala Covid do Município, 35 leitos de enfermaria estavam ocupados de um total de 37 vagas disponíveis, o que representava 94% da capacidade. Já nos leitos de UTI, todas as 10 vagas disponíveis estava ocupadas desde o mês de maio.

O Diário do Litoral entrou em contato com a Prefeitura de São Vicente para buscar mais informações de como está sendo feito o encaminhamento de pacientes que procuram as unidades de saúde do município com sintomas graves de Covid-19 nesta segunda-feira (7), primeiro dia em que a cidade já não registra mais vagas. Em nota, a Administração Municipal informa, por meio da Secretaria de Saúde (Sesau), que todos os pacientes estão sendo atendidos conforme a capacidade do Município. Caso não haja vaga para internações, o paciente é inserido no sistema da Central de Regulação de Ofertas e Serviços de Saúde (Cross). A Sesau informa ainda que os pacientes com suspeita de Covid-19 passam por triagem em tenda instalada em frente ao Hospital Municipal de São Vicente (HMSV). Após a triagem e avaliação médica, caso necessário, o paciente fica em observação ou aguardando transferência, em um dos sete leitos de enfermaria do Setor Vermelho, que fica em área isolada dos demais locais de atendimento do hospital. O HMSV funciona 24 horas e fica na Rua Ipiranga, 353, no Centro.

A Cidade conta, também, com a Ala Covid, que fica dentro do Hospital São José. Nesta área, são realizadas internações de enfermaria e de UTI para pessoas que apresentam quadro mais grave. Os pacientes são transferidos do Setor Vermelho (HMSV) para a Ala Covid (HSJ). O teste de coronavírus pode ser realizado em unidades de pronto atendimento: Hospital Municipal de São Vicente (Rua Ipiranga, 353 - Centro); Pronto Atendimento Parque Bandeiras (Praça Brasília s/n) Pronto Atendimento Humaitá (Av. Dr. José Singer, 541).

NA REGIÃO.
A cidade de Santos aponta, por meio do boletim deste domingo, que a rede de saúde municipal registrou queda no número de pessoas internadas, de 547 para 536 (-2%). Destas, 256 são de Santos (47,8%) e 280 (52,2%) de outros municípios. Houve diminuição também no número de internados nos leitos de Unidades de Terapia Intensiva (UTI), voltados para os casos mais graves, de 311 para 301 (-3,2%). Destes, 140 são de Santos (46,5%) e 161 de outras cidades (53,5%). A taxa geral de ocupação dos 780 leitos covid-19 disponíveis está em 69%. Entre os 407 leitos de UTI, a ocupação é de 74%. Na rede SUS, a taxa é de 64% e, na rede privada, 85%.

Em Guarujá, a situação, de acordo com a Administração Municipal, é mais tranquila. Na quarta-feira (2), último dia em que a Prefeitura emitiu um boletim antes do feriado prolongado iniciar, os leitos públicos exclusivos para tratamento de pacientes com sintomas compatíveis com a Covid-19 estão com ocupação de 36%. Sendo 33% em enfermaria e 46% em Unidade de Terapia Intensiva (UTI).

Apoie o Diário do Litoral
A sua ajuda é fundamental para nós do Diário do Litoral. Por meio do seu apoio conseguiremos elaborar mais reportagens investigativas e produzir matérias especiais mais aprofundadas.

O jornalismo independente e investigativo é o alicerce de uma sociedade mais justa. Nós do Diário do Litoral temos esse compromisso com você, leitor, mantendo nossas notícias e plataformas acessíveis a todos de forma gratuita. Acreditamos que todo cidadão tem o direito a informações verdadeiras para se manter atualizado no mundo em que vivemos.

Para o Diário do Litoral continuar esse trabalho vital, contamos com a generosidade daqueles que têm a capacidade de contribuir. Se você puder, ajude-nos com uma doação mensal ou única, a partir de apenas R$ 5. Leva menos de um minuto para você mostrar o seu apoio.

Obrigado por fazer parte do nosso compromisso com o jornalismo verdadeiro.

VEJA TAMBÉM

ÚLTIMAS

Polícia

Homem bate em companheira grávida e é preso em Bertioga

A denúncia foi feita pela mãe da vítima, que tem 18 anos.

Santos

Hospital Pediátrico da Zona Noroeste deve finalmente sair do papel

O hospital terá a área térrea e mais cinco pavimentos. No imóvel em que ele será construído ainda será erguida uma escola e uma quadra poliesportiva

©2024 Diário do Litoral. Todos os Direitos Reservados.

Software

Newsletter