Em São Vicente, o Centro de Testagem e Aconselhamento (CTA) Betinho realizará uma série de ações sobre esse tema / Divulgação
Continua depois da publicidade
A Secretaria da Saúde (Sesau) de São Vicente irá realizar várias ações para conscientizar os munícipes sobre o "Julho Amarelo". Serão atividades que envolvem testagens, entrega de insumos e conscientização para os moradores.
A campanha tem por finalidade o reforço às ações de vigilância, prevenção e controle das hepatites virais. A hepatite é uma inflamação do fígado que pode ser causada por vírus ou pelo uso de alguns medicamentos, álcool e entorpecentes, assim como por doenças autoimunes, metabólicas ou genéticas.
Continua depois da publicidade
Nem sempre a doença apresenta sintomas, mas quando aparecem, estes se manifestam na forma de cansaço, febre, mal-estar, tontura, enjoo, vômitos, dor abdominal, pele e olhos amarelados, urina escura e fezes claras. Por isso, é de extrema importância realizar o teste.
No caso específico das hepatites virais, doença a qual o Julho Amarelo visa combater, estas são inflamações causadas por vírus classificados pelas letras do alfabeto em A, B, C, D (Delta) e E.
Continua depois da publicidade
Em São Vicente, o Centro de Testagem e Aconselhamento (CTA) Betinho realizará uma série de ações sobre esse tema.
18/07
Local: ESF Rio Negro (Rua E,110 – Jardim Rio Negro)
Horário: 09h
Atividade: prevenção em saúde com testagens (HIV, SÍFILIS e hepatites virais), promoção em saúde ( orientação pré e pós testes) entrega de insumos ( preservativos F e M; gel lubrificante, e folder relacionados)
26/07
Local: Praia do Gonzaguinha
Horário: 09h às 13h
Atividade: O CTA Betinho fará uma ação na Praia do Gonzaguinha de promoção e conscientização sobre as IST/Aids, hepatites B e C.
Continua depois da publicidade