X

São Vicente

Casa de Estar de São Vicente amplia atendimento

Funcionando em novo endereço, unidade aumentou capacidade de 33 para 40 pessoas

Da Reportagem

Publicado em 13/08/2018 às 21:30

Comentar:

Compartilhe:

A-

A+

Serviço voltado a pessoas e famílias sem moradia, a Casa de Estar de São Vicente está de endereço novo. A cerimônia de entrega do imóvel aconteceu na manhã desta segunda-feira (13), com a presença dos moradores; do prefeito Pedro Gouvêa; a vice-prefeita, Professora Lurdinha; secretários municipais; autoridades, e representantes da sociedade civil.

Os 33 moradores da antiga instalação foram transferidos para a residência recém-reformada pela Administração Municipal. Além das melhorias no ambiente, a capacidade de moradores aumentou para 40 pessoas.  “A casa já existe há mais de 20 anos e onde eles estavam já estava aquém das necessidades. Decidimos então dar inicio a mudança para eles terem um local melhor. Além do mais, podemos atender um público maior”, afirma Patrícia Laranja, diretora da alta complexidade da Secretaria de Assistência Social (Seas).

O prefeito Pedro Gouvêa destacou a importância do serviço “que visa dar oportunidade para as pessoas melhorarem a condição de vida”, ressaltou.

A nova residência possui dois andares, e conta com 13 suítes, ampla sala de estar, cozinha e área de lazer. Para garantir a preservação dos residentes, o endereço não é divulgado.

Vinte profissionais, entre operadores sociais, psicólogos e coordenadores, trabalham na casa. Eles ajudam os moradores de diversas formas, como buscar oportunidades de emprego, tirar segunda via de documentos, acompanhamento em consultas médicas e na compra de medicamento. Para morar na casa é preciso ser encaminhado pelo Centro de Referência de Assistência Social (CRAS), Centro de Referência Especializado de Assistência Social (CREAS) ou pelo Centro POP. Diferente da Casa de Passagem – onde a pessoa pode ficar por até três meses – a Casa de Estar tem um período maior de estadia, chegando há dois anos. O objetivo é possibilitar ao morador reestruturar sua vida.

“Nosso trabalho não é só acolher a pessoa, mas fazer com que ela passe por um processo de transformação na vida. Que ela possa ter a oportunidade de ser encaminhada para o mercado de trabalho, podendo reconstruir a vida e a família”, detalha a secretária de Assistência Social, Professora Lurdinha. 

Convivência

Embora tenham ajuda dos profissionais, a organização da casa fica a critério dos residentes. A convivência acaba fazendo com que eles se unam. “Se precisar ficar com as crianças eu fico, a gente está aqui pra se ajudar”, solidariza Fábio Cipriano, morador da Casa de Estar.

Essa boa vontade com o próximo foi essencial para Fábio conquistar a atual namorada, também encaminhada para a unidade em abril, depois de fugir de casa com os três filhos, vítima de violência doméstica.

“Ela chegou numa sexta-feira. No sábado convidei ela e os filhos para passear no Horto Municipal. Depois comecei a ajudar com os documentos,  como um guia. Vi que ela é uma mulher guerreira”.

Fábio está na casa desde fevereiro. Atualmente procura emprego com a ajuda dos profissionais.  Pretende juntar dinheiro para alugar uma casa em que possa constituir família ao lado da namorada e os três filhos dela.  “Espero que nada nos separe! Quero ter a oportunidade de ter uma casa, um trabalho e uma família feliz”.

Apoie o Diário do Litoral
A sua ajuda é fundamental para nós do Diário do Litoral. Por meio do seu apoio conseguiremos elaborar mais reportagens investigativas e produzir matérias especiais mais aprofundadas.

O jornalismo independente e investigativo é o alicerce de uma sociedade mais justa. Nós do Diário do Litoral temos esse compromisso com você, leitor, mantendo nossas notícias e plataformas acessíveis a todos de forma gratuita. Acreditamos que todo cidadão tem o direito a informações verdadeiras para se manter atualizado no mundo em que vivemos.

Para o Diário do Litoral continuar esse trabalho vital, contamos com a generosidade daqueles que têm a capacidade de contribuir. Se você puder, ajude-nos com uma doação mensal ou única, a partir de apenas R$ 5. Leva menos de um minuto para você mostrar o seu apoio.

Obrigado por fazer parte do nosso compromisso com o jornalismo verdadeiro.

VEJA TAMBÉM

ÚLTIMAS

Cotidiano

Shopping Parque Balneário traz pista de patinação no gelo

Atração conta com monitores e equipamentos de segurança

Cotidiano

Trabalhador cai de andaime e morre em Bertioga

Ele estava reparando o telhado da quadra da Escola Estadual professor Archimedes Bava quando sofreu o acidente

©2024 Diário do Litoral. Todos os Direitos Reservados.

Software

Newsletter