Prefeitura Santos
Prefeitura Santos Mobile

Casa de acolhimento já recebeu mais de 50 pessoas em São Vicente

Casa de Acolhimento Emergencial tem como objetivo fornecer o isolamento social para inicialmente, cerca de 60 pessoas

Comentar
Compartilhar
01 ABR 2020Por Da Reportagem12h00
Camas estão separadas por 1 metro e meio de distância, conforme recomendaçãoFoto: Antonio Ferreira / Seicom / Prefeitura Municipal de São Vicente

Mais de 50 pessoas em situação de rua foram acolhidas e encaminhadas para o Centro de Acolhimento montado em São Vicente pela Secretaria de Assistência Social, juntamente com a Prefeitura do Município.

A Casa de Acolhimento Emergencial tem como objetivo fornecer o isolamento social para inicialmente, cerca de 60 pessoas. Essas pessoas estão recebendo toda a assistência básica durante o período de quarentena, como: alimentação, higiene, testes de saúde, quarto para dormir, dinâmicas, gincanas e até mesmo a opção de restaurar a autoestima, com a ajuda de voluntários que oferecem corte de cabelo, design de sobrancelha e maquiagem.

O acolhimento funciona da seguinte maneira: a equipe de abordagem social da Secretaria vai ao encontro dessas pessoas diariamente nas ruas e oferece a oportunidade de fazer parte do abrigo, em seguida, adotando todas as medidas de segurança recomendadas pelas autoridades de saúde, os acolhidos são encaminhados para uma triagem pela equipe de saúde. Após a triagem, todos os casos em que surgiam sintomas suspeitos foram direcionados ao Hospital Municipal.

Além disso, as camas estão separadas por 1 metro e meio de distância, conforme recomendação, e eles são constantemente educados a realizarem sua higiene pessoal como lavar as mãos, tomar banho e passar álcool em gel. A equipe técnica dá todo o suporte necessário para que estas pessoas não corram riscos de contaminação.

Segundo o Secretário de Assistência Social, Esdras Nascimento, já existe a possibilidade da Secretaria disponibilizar outro local para realizar o mesmo trabalho com as demais pessoas em situação de rua, caso o limite máximo de vagas (60 pessoas) para a Casa de Acolhimento seja esgotado. 

A Casa de Acolhimento está recebendo doações e se você quiser ajudar, elas podem ser feitas diretamente no local: EMEF Augusto de Saint Hilaire( Av. Martins Fontes, 1000) ou no Fundo Social de Solidariedade de São Vicente (Rua Benedito Calixto, 205).