X

São Vicente

Carrocella é alternativa paliativa em São Vicente

O serviço foi contratado pela Otrantur para tentar diminuir o impacto da interdição da via

Vanessa Pimentel

Publicado em 11/12/2019 às 07:55

Comentar:

Compartilhe:

A-

A+

Equipamento, originalmente conhecido por carrocella, é uma espécie de bicicleta unida por cadeirinhas e pedais / Nair Bueno / Diário do Litoral

Desde as 16h da última sexta-feira (6), quem precisa atravessar a Ponte dos Barreiros, em São Vicente, conta com sistema paliativo de transporte, contratado pela Otrantur: é o 'trenzinho' ou 'pedalinho', como chamam os usuários.

O equipamento, originalmente conhecido por carrocella, é uma espécie de bicicleta unida por cadeirinhas e pedais. Dessa forma, ela consegue transportar de uma só vez 12 passageiros que podem escolher pedalar ou não para ajudar os dois condutores de cada veículo.

A empresa é de Praia Grande e foi aberta com objetivo turístico, ou seja, loca os equipamentos para os turistas passearem pela orla.

Porém, em São Vicente, o serviço foi contratado para tentar diminuir o impacto da interdição da Ponte dos Barreiros, por ordem judicial, desde o dia 30 de novembro devido ao risco de colapso estrutural apontado por relatório do Instituto de Pesquisas Tecnológicas (IPT).

Atualmente, há três carrocellas à disposição dos munícipes, gratuitamente. Por hora, cada uma chega a transportar 96 pessoas, num trajeto de 600 metros que leva de 5 a 7 minutos para ser concluído, de acordo com Sérgio Sampaio Suzuki, diretor da empresa.

Ele conta que, somente no último sábado, os equipamentos chegaram a transportar duas mil pessoas.

O serviço ficará à disposição sem prazo definido, todos os dias, das 6h às 22 horas.

Em nota, a prefeitura disse que "todos os munícipes que fazem a travessia da ponte a pé poderão utilizar o serviço, em especial idosos e pessoas com dificuldades de locomoção".

Será mantida também uma base de apoio no prédio que fica em frente à cabeceira da Ponte dos Barreiros, no lado Insular (Avenida Nações Unidas, s/nº, Vila Margarida).

O espaço conta com uma ambulância, banheiros, bebedouros e profissionais para orientar a população. No local, foi instalado um posto da Otrantur, para quem quiser solicitar o cartão de transporte para os ônibus municipais.

Também foram colocadas tendas nas extremidades da ponte para abrigar do sol ou da chuva os passageiros que aguardam transporte público.

OPORTUNIDADE.
Se a interdição da principal ligação entre a Área Continental e Insular de São Vicente causa transtorno para os cerca de 150 mil habitantes daquela região, gera também oportunidade.

É o caso de Michel Gomes, 34 anos. Desempregado há mais de um ano e com dois filhos pequenos, viu na concentração de gente a possibilidade de um trabalho.

Desde segunda-feira (9), ele oferece espetinhos para quem vai atravessar os 600 metros.

"Já tá difícil a situação, então quem sabe comer um churrasquinho deixe a travessia mais leve", diz Michel. (Vanessa Pimentel)

Apoie o Diário do Litoral
A sua ajuda é fundamental para nós do Diário do Litoral. Por meio do seu apoio conseguiremos elaborar mais reportagens investigativas e produzir matérias especiais mais aprofundadas.

O jornalismo independente e investigativo é o alicerce de uma sociedade mais justa. Nós do Diário do Litoral temos esse compromisso com você, leitor, mantendo nossas notícias e plataformas acessíveis a todos de forma gratuita. Acreditamos que todo cidadão tem o direito a informações verdadeiras para se manter atualizado no mundo em que vivemos.

Para o Diário do Litoral continuar esse trabalho vital, contamos com a generosidade daqueles que têm a capacidade de contribuir. Se você puder, ajude-nos com uma doação mensal ou única, a partir de apenas R$ 5. Leva menos de um minuto para você mostrar o seu apoio.

Obrigado por fazer parte do nosso compromisso com o jornalismo verdadeiro.

VEJA TAMBÉM

ÚLTIMAS

Coluna

Itanhaém prevê expansão econômica e outros assuntos

Congelamento da tarifa dos ônibus chegou ao público um pouco antes da hora

Ideia

Construtor sugere fundação nos moldes da Pinacoteca para 'novo' Escolástica Rosa

"Se formarmos um grupo e esse grupo for inteligente, envolve toda a sociedade no projeto"

©2024 Diário do Litoral. Todos os Direitos Reservados.

Software

Newsletter