Previsto para ocorrer neste domingo (10), às 10h, o ponto de encontro será na Praça 22 de janeiro, às 9h, com a caminhada seguindo até o Pier dos Apaixonados / Divulgação/PMSV
Continua depois da publicidade
Siga as notícias do Diário do Litoral no Google Notícias
Por meio da Secretaria de Saúde (Sesau), a Prefeitura de São Vicente, em parceria com a Associação Endomulheres Baixada Santista e Região, irão realizar a primeira caminhada sobre endometriose no município. Previsto para ocorrer neste domingo (10), às 10h, o ponto de encontro será na Praça 22 de janeiro, às 9h, com a caminhada seguindo até o Pier dos Apaixonados.
Continua depois da publicidade
A atividade é em alusão a Campanha Nacional “Março Amarelo e Lilás”, que tem como finalidade conscientizar a sociedade sobre os sinais, sintomas, prevenção, diagnóstico e tratamento do câncer do colo do útero e da endometriose.
Faça parte do grupo do Diário no WhatsApp e Telegram.
Mantenha-se bem informado.
Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), em todo o mundo a endometriose atinge cerca de 176 milhões de mulheres, sendo mais de sete milhões somente no Brasil. Ela é uma doença comum e benigna que ocorre quando o endométrio (mucosa que reveste a parede interna do útero) cresce em outras regiões do corpo.
Continua depois da publicidade
Endometriose: entenda sintomas, causas e como se prevenir
A Presidente da Associação, Flávia Marcelino comentou sobre a importância de uma ação como essa: “Estou muito feliz, porque é a primeira vez que vamos realizar essa caminhada em São Vicente. A gente vai para a rua, com camisetas amarelas, balões amarelos, faixas com frase de impacto mostrando para a sociedade que cólica não é frescura, que pode ser endometriose. A endometriose é confundida com uma cólica, porque há essa cultura, de que a cólica é normal. Não é normal. É normal a partir do momento que não interfere na vida da mulher e não a deixa incapaz. Essa nossa luta, essa caminhada é para mudar essa realidade e levar mais conscientização sobre o tema”.
A caminhada é gratuita e para participar é necessário realizar a inscrição pelo link.
As 100 primeiras inscrições receberão gratuitamente uma camiseta do evento.
Março Amarelo e a endometriose: diagnóstico precoce é o principal aliado da paciente