X

São Vicente

APAE de São Vicente tem nove medalhistas estaduais

Nove dos 18 alunos se classificaram e têm a chance de disputar competição nacional

Da Reportagem

Publicado em 23/08/2018 às 15:31

Comentar:

Compartilhe:

A-

A+

Com o resultado obtido, o grupo tem a chance de participar da etapa nacional da competição em dezembro / Divulgação/PMSV

Após 16 anos sem participar da Olimpíada Estadual das APAE, alunos da APAE de São Vicente conquistaram nove medalhas na competição que aconteceu em Franca, há um mês. A entidade do Município representou a Baixada Santista conquistando três medalhas de ouro, duas de prata e quatro de bronze. Com o resultado obtido, o grupo tem a chance de participar da etapa nacional da competição em dezembro.

“Para nós foi uma surpresa. Não esperávamos tantas classificações. Agora a expectativa é a fase nacional. Terá uma seletiva para avaliar o desempenho de cada um na competição e, a partir daí, será decidido os atletas que vão representar o Estado”, explica Cristina Cantarelli, diretora Pedagógica da APAE de São Vicente. 

Para Adrian Julian Garcia, de 29 anos, o primeiro lugar na caminhada olímpica não foi surpresa. Embora fosse a primeira vez competindo, o rapaz tinha a certeza da vitória. A mãe até tentou avisar para não ficar tão confiante, mas ele estava determinado. “Falei para ele que mesmo se não ganhasse não precisava ficar triste, pois você já tinha sido escalado. E ele me respondeu que iria ganhar. Foi o que aconteceu”, afirma Glória Aparecida Garcia.

Edson José dos Santos Júnior, mais conhecido como Juninho, ficou em terceiro lugar na corrida. A síndrome de Down não o impede de conquistar títulos e a admiração das pessoas. “Foi sucesso. Não tenho palavras. Foi da hora”, disse ele.

Experiência

O principal objetivo dos profissionais era a socialização dos alunos. “A gente foi contando com a participação. Queríamos que eles saíssem da Cidade sem os familiares, que conhecessem gente nova”, afirma Ricardo Guimarães, professor de Educação Física. 

Para o pai da competidora Thais Pereira de Carvalho, de 25 anos, a estadia em Franca fez muito bem à filha que nasceu com oxigênio no cérebro. “Ela voltou com uma atitude mais positiva. Estava muito feliz. Se enturmou muito”, conta Euclides Bernardo de Carvalho.

Para Marly Rodrigues Gaste, mãe do integrante mais velho da turma participante da olimpíada “o esporte para integração é essencial”.

Apoie o Diário do Litoral
A sua ajuda é fundamental para nós do Diário do Litoral. Por meio do seu apoio conseguiremos elaborar mais reportagens investigativas e produzir matérias especiais mais aprofundadas.

O jornalismo independente e investigativo é o alicerce de uma sociedade mais justa. Nós do Diário do Litoral temos esse compromisso com você, leitor, mantendo nossas notícias e plataformas acessíveis a todos de forma gratuita. Acreditamos que todo cidadão tem o direito a informações verdadeiras para se manter atualizado no mundo em que vivemos.

Para o Diário do Litoral continuar esse trabalho vital, contamos com a generosidade daqueles que têm a capacidade de contribuir. Se você puder, ajude-nos com uma doação mensal ou única, a partir de apenas R$ 5. Leva menos de um minuto para você mostrar o seu apoio.

Obrigado por fazer parte do nosso compromisso com o jornalismo verdadeiro.

VEJA TAMBÉM

ÚLTIMAS

RUÍNAS

Restauração do Escolástica Rosa começa no 'fim do mês', diz Nupec

Patrimônio histórico tombado foi inaugurado em 1908 à beira-mar e formou gerações de santistas, mas está abandonado, tomado pelo mato e em ruínas

Praia Grande

Neste começo de semana, PAT de Praia Grande está com vagas de emprego

Candidato deve possuir cadastro no PAT de Praia Grande

©2024 Diário do Litoral. Todos os Direitos Reservados.

Software

Newsletter