X

Santos

Vigilância de Santos recebe três novas notificações de casos suspeitos do novo coronavírus

Casos são de moradores de Praia Grande atendidos em dois hospitais particulares de Santos

Da Reportagem

Publicado em 27/02/2020 às 11:19

Atualizado em 27/02/2020 às 11:19

Comentar:

Compartilhe:

A-

A+

De acordo com os protocolos, são considerados suspeitos do Covid-19 as pessoas que apresentarem febre e, pelo menos, um sinal ou sintoma respiratório / Nair Bueno / Diário do Litoral

A Seção de Vigilância Epidemiológica (Seviep) de Santos recebeu entre a noite de quarta (26) e a manhã desta quinta (27) três notificações de suspeitas do novo coronavírus (Covid-19). Os casos são de moradores de Praia Grande atendidos em dois hospitais particulares de Santos. Um caso é de uma jovem de 20 anos, que esteve na Itália e outras partes da Europa entre 19 de janeiro e 24 de fevereiro, e os outros dois referentes a um casal que passou pelo Egito e Itália entre 5 e 22 de fevereiro.

A jovem, de 20 anos, apresentou sintomas similares da doença (febre, tosse, dor de garganta e de cabeça e alteração respiratória). No ato da consulta, o sintoma apresentando era de falta de ar, não tendo indicação de internação e recebendo recomendação médica para uso de máscara e isolamento domiciliar por 14 dias. As amostras coletadas da paciente estão sendo encaminhadas para o Instituto Adolfo Lutz (IAL), laboratório referência do governo estadual para diagnóstico ou descarte da doença.

Já o casal, atendido em outra unidade hospitalar, também não precisou de internação e recebeu as mesmas recomendações (uso de máscara e isolamento domiciliar). O homem de 74 anos teve febre e tosse; já a sua esposa, de 67 anos, apresentou tosse e coriza. As amostras coletadas do casal também serão enviadas ao IAL e ficam prontas entre dois a cinco dias. A investigação epidemiológica dos casos também será realizada pelo Grupo de Vigilância Epidemiológica (GVE), do Governo do Estado, e o setor de Vigilância de Praia Grande, seguindo o fluxo de retorno.

De acordo com os protocolos, são considerados suspeitos do Covid-19 as pessoas que apresentarem febre e, pelo menos, um sinal ou sintoma respiratório (tosse, dificuldade para respirar, batimento das asas nasais entre outros) e histórico de viagens para áreas de transmissão local nos últimos 14 dias anteriores ao aparecimento dos sinais ou sintomas ou contato com casos suspeitos e/ou confirmados da doença. A Itália está entre os países onde ocorre a transmissão interna da doença e o primeiro caso confirmado no Brasil é de uma pessoa que esteve neste país.

Na quarta (26), a Secretaria de Saúde de Santos foi comunicada pela Vigilância Epidemiológica do Estado sobre dois possíveis casos suspeitos para o novo coronavírus (COVID-19). Mãe e filha, moradoras da Cidade, de 74 anos e 30 anos de idade, chegaram da Itália nbo último dia 21. No mesmo dia (26), elas passaram por consultas e exames com médicos da rede pública, tendo sido coletadas amostras (nasofaringe) para envio ao Instituto Adolfo Lutz. O resultado dos exames deve sair nos próximos dias.

Simulado e capacitações
Gestores da Secretaria de Saúde de Santos reúnem-se, desde o início da epidemia do Covid-19, com representantes da área nas esferas estadual e federal e promove capacitações dos profissionais de saúde para atendimento de casos suspeitos.

No último dia 11, mais de 300 profissionais da rede municipal de saúde foram orientados pelo médico infectologista Marcos Caseiro e equipe da Seção de Vigilância Epidemiológica (Seviep).

Os técnicos e gestores da secretaria também participaram, no dia 10, de capacitação no Grupo de Vigilância Epidemiológica (GVE), do governo estadual, e, no dia 12, de simulado de atendimento no Porto de Santos, coordenado pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) e Autoridade Portuária (SPA).

No dia 17, o Programa Saúde na Escola promoveu capacitação sobre medidas preventivas contra a doença, como importância da lavagem das mãos e higiene dos ambientes, para 40 orientadores pedagógicos da rede municipal, agentes multiplicadores das informações para as escolas. E no último dia 19, a mesma atividade foi promovida para cerca de 100 diretores e representantes de outras escolas públicas e particulares.

Serviço: Porta-vozes da SMS estão disponíveis para entrevistas na sede da pasta, à Rua Amador Bueno, 333, 13º andar

Apoie o Diário do Litoral
A sua ajuda é fundamental para nós do Diário do Litoral. Por meio do seu apoio conseguiremos elaborar mais reportagens investigativas e produzir matérias especiais mais aprofundadas.

O jornalismo independente e investigativo é o alicerce de uma sociedade mais justa. Nós do Diário do Litoral temos esse compromisso com você, leitor, mantendo nossas notícias e plataformas acessíveis a todos de forma gratuita. Acreditamos que todo cidadão tem o direito a informações verdadeiras para se manter atualizado no mundo em que vivemos.

Para o Diário do Litoral continuar esse trabalho vital, contamos com a generosidade daqueles que têm a capacidade de contribuir. Se você puder, ajude-nos com uma doação mensal ou única, a partir de apenas R$ 5. Leva menos de um minuto para você mostrar o seu apoio.

Obrigado por fazer parte do nosso compromisso com o jornalismo verdadeiro.

VEJA TAMBÉM

ÚLTIMAS

Cotidiano

Cachorros são resgatados em condomínio após denúncia de maus tratos, em Bertioga

Segundo a Prefeitura, os animais estavam presos em um condomínio na Avenida Anchieta, sem o tutor

Cotidiano

Polícia Militar encontra três corpos em comunidade no Guarujá

Os cadáveres foram encontrados a partir de uma denúncia anônima feita a corporação

©2024 Diário do Litoral. Todos os Direitos Reservados.

Software

Newsletter