Governo do SP educacao
Governo do SP educacao mob

Viagens: Promoções para pós quarentena são boas, mas requerem cautela

Agente de viagens afirma que há bons valores no momento, especialmente para viagens no Brasil, mas clientes precisam estar atentos

Comentar
Compartilhar
11 MAI 2020Por LG Rodrigues11h05
Funcionária da agência de turismo Lilitur, Giovanna explica que trabalha com o serviço e também afirma que existem bons valores no mercado neste momento em decorrência das perdas econômicas, mas é preciso pesquisarFoto: Divulgação / Lilitur

O momento é de ficar em casa e as viagens devem ser resumidas a ir de um cômodo da casa ao outro, mas isso não necessariamente deve impedir que as pessoas deixem de sonhar com o momento em que vão poder sair de casa em segurança e quem sabe, até mesmo, planejar voltar às estradas. E apesar de já terem começado a circular promoções e descontos em pacotes de viagens pela internet, é necessário ter cautela e um planejamento cuidadoso para celebrar o fim deste período difícil de quarentena sem passar por dor de cabeça.

O cancelamento de viagens já programadas começou ainda durante o primeiro trimestre do ano, quando a pandemia do novo coronavírus começou a obrigar agências de turismo e outras empresas do ramo a interromper as atividades para impedir que a circulação da doença pudesse se alastrar ainda mais.

Semanas já se passaram e enquanto a situação começa a se normalizar em alguns países europeus, muitas destas mesmas empresas foram às redes sociais para tentar recuperar a confiança das pessoas que gostam de viajar e o prejuízo do período com promoções, descontos e vantagens para quem já quer marcar a primeira viagem para após o fim da quarentena, mas é preciso ir com calma e não olhar apenas os valores oferecidos.

“Verificando o cenário atual é um momento bom de se comprar sim, mas com análises pontuais que uma agência de viagens consegue analisar de uma forma rápida e clara. Hoje eu recomendo comprar qualquer item com política de cancelamento. Hoje em dia você vê uma passagem aérea barata e pensa ‘Uau, vou comprar’, mas não se atenta à política de cancelamento”, afirma a agente de viagens Giovanna Alba.

Ela explica que este é um fator importante para o caso do cliente ter algum imprevisto econômico ou até mesmo em uma possível decorrência de mudanças no cenário atual e que possa impedir a viagem.

“A política de cancelamento é basicamente o que? Se eu precisar cancelar a minha viagem, terei reembolso? E de quanto será esse reembolso? Até quando posso cancelar a minha compra sem multa e sem perder dinheiro? São algumas ‘pegadinhas’ que um viajante talvez não esteja familiarizado e nós agentes de viagem estamos, pois é nosso trabalho”.

 

Funcionária da agência de turismo Lilitur, Giovanna explica que trabalha com o serviço e também afirma que existem bons valores no mercado neste momento em decorrência das perdas econômicas, mas é preciso pesquisar.

“Existem algumas tarifas boas, então dá para garantir uma viagem com um preço interessante e agregando a questão do cancelamento se torna melhor ainda. Mas lembrando, é sempre muito bom você analisar todas as observações e verificar se a empresa que está contratando é confiável e tem uma boa reputação, pois existem tarifas boas, mas não existem milagres”.

Ela afirma ainda que uma boa data para marcar eventuais viagens pode ser a partir de novembro e diz que viagens dentro do Brasil estão tendo mais procura.

“Existem bons valores para viajar ao exterior, alguns destinos, mas óbvio que a procura pelo Brasil ainda é um pouco maior, até pelo número de fronteiras ainda fechadas e isso leva o turismo brasileiro a ser muito mais procurado e valorizado durante este tempo. Eu fiz uma venda de uma passagem para Orlando recentemente, mas a procura pelo Brasil está grande até pelo receio de muitas pessoas de ficar muito tempo dentro de um avião e outros motivos”, afirma.
Giovanna também afirma que as pessoas podem seguir a Lilitur pelas redes sociais da agência de turismo, especialmente no Instagram, e afirma que tem feito algumas transmissões para tirar dúvidas dos internautas, embora a caixa de mensagens da empresa também esteja sendo respondida frequentemente. O perfil é o @agencialilitur.